Sistema Fecomércio RJ

Sesc | Senac

Operação Segurança Presente completa 1 ano

Desde o início das Operações Segurança Presente no Méier, Lagoa Rodrigo de Freitas e Aterro do Flamengo, em 1° de dezembro de 2015, mais de 2 mil pessoas foram presas em flagrante e 174 foragidos da Justiça, capturados. Com a meta de reduzir índices de criminalidade, promover o reordenamento urbano e garantir o direito de ir e vir de moradores e frequentadores dessas três regiões do Rio, a Segurança Presente conta com a participação de policiais militares da ativa, da reserva e egressos das Forças Armadas.

Uma pesquisa de satisfação popular, com mais de 9,3 mil pessoas alcançadas, foi realizada entre os dias 21 e 28 de novembro pela página das operações no Facebook, e o resultado mostrou que 92,5% dos internautas consideram as Operações Segurança Presente ótimas.

segpres

Segundo o coordenador da Lagoa Presente, capitão Moisés Hora, houve uma redução de 83% nos roubos no bairro nos últimos 6 meses.

– Em agosto, setembro e outubro, não registramos nenhum roubo no entorno da Lagoa – ressaltou o capitão.

No Méier, houve uma redução de 50% nos roubos a transeuntes.

– O resultado do trabalho se reflete na satisfação dos moradores – contou o capitão Rafael Andrade, coordenador do Méier Presente.

No Aterro do Flamengo, foram capturados 100 foragidos da Justiça em um ano.

– Os agentes são bem preparados e estão atentos a qualquer situação – explicou o coordenador da Operação Aterro Presente, major Amandy Peres.

Diariamente

Cerca de 300 agentes atuam nas três áreas diariamente, das 6h às 22h. A Segurança Presente é uma parceria entre o Estado e o Sistema Fecomércio RJ, que investe R$ 22 milhões anuais no projeto.

Nas áreas, o policiamento é feito a pé, de bicicleta e de moto, em trios, formados por policiais militares e agentes civis, que filmam todas as abordagens para garantir transparência e dar legitimidade à operação.

As equipes também são monitoradas por GPS. As ações contam ainda com o apoio da Guarda Municipal, das secretarias municipais de Transportes, Ordem Pública, Conservação e Desenvolvimento Social, além da Comlurb.

 

 

 

(Fonte: Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro)

12/01
Clipping
12/01
Clipping
11/01
Clipping
10/01
Clipping