Sistema Fecomércio RJ

Sesc | Senac

Mapa do Comércio

O Mapa Estratégico do Comércio, lançado em 17 de outubro de 2015 pela Fecomércio RJ, revela que o comércio brasileiro tornou-se o setor que mais emprega, mais recolhe impostos, mais distribui renda e também o de maior participação no PIB.

Lançado em 2013 em uma versão nacional e, em 2015, em versão estadual (em parceria com a FGV Projetos), o estudo traça um diagnóstico do setor, analisando a sua importância e participação na economia e suas contribuições aos municípios e à sociedade, criando uma plataforma com subsídios ao incremento da competitividade e da inovação empresarial.

Ao longo de 2016 foram promovidos encontros entre empresários e poder público de 11 municípios no estado, resultando em mais de 1,2 mil sugestões de atuação em questões críticas para o desenvolvimento local. Em 2017 a agenda continua, buscando reunir mais sugestões e dando início a uma nova etapa: a construção do Mapa do Turismo do Estado do Rio de Janeiro. Todo este trabalho será compilado em um único documento e entregue ao poder público e aos atores de interesse de cada região.

De acordo com Orlando Diniz, o objetivo do Mapa é oferecer subsídios concretos para o desenvolvimento do setor no período de 2014 a 2020, apoiando-se em uma análise imparcial da realidade brasileira e reforçando o peso político do comércio na formulação das políticas econômicas.

Clique e acesse o Mapa Estratégico do Comércio.