05/10/2018 às 12:51

Intenção de compra de bens duráveis cresce no Rio de Janeiro

Pixabay Intenção de compra de bens duráveis cresce no Rio de Janeiro

O índice que mede a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) do Rio de Janeiro apontou crescimento significativo em setembro para compra de bens duráveis (eletrodomésticos, eletrônicos, carros e imóveis), na avaliação do consumidor. O indicador alcançou 45,8 pontos, subindo 5,5% em relação ao mês anterior e 30,9% ante setembro de 2017.

Já o índice geral de consumo, que avalia sete itens no total, ficou estável, com 73,2 pontos, o mesmo nível de agosto. Já em comparação com o mesmo mês do ano passado, houve crescimento de 25,1%, indicando uma percepção bem mais positiva das famílias em relação ao cenário vivido em 2017.

A pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio RJ), apurada pela Confederação Nacional do Comércio (CNC), mostra que entre os itens com aumento da pontuação, se destacou também o “nível de consumo atual”, que alcançou 60,2 pontos, crescendo 4,2% em relação a agosto e 35% comparado a setembro do ano passado.

Em seguida, o item “renda atual” também mostrou melhora, alcançando 90,7 pontos, o que representa crescimento de 4% e 34,6% em relação a agosto deste ano e a setembro de 2017, respectivamente. De acordo com o levantamento, 25,1% das famílias entrevistadas afirmaram estar com melhor renda.

A segurança em relação ao emprego atual ficou praticamente estável, com 101,6 pontos (crescimento de 0,2% de agosto para setembro), e aumentou 13,6% quando comparada a setembro do ano passado. Entre os entrevistados, 12,1% afirmaram estar desempregados. No mesmo mês do ano passado, 17% dos entrevistados afirmaram estar desempregados à época.

Dos sete itens apurados, três tiveram queda em setembro, comparados a agosto, porém, com aumento expressivo em relação ao mesmo mês do ano passado. O tema perspectiva de consumo obteve 59,9 pontos, o que representa queda de 8,4% ante agosto e aumento de 21% em relação a setembro de 2017. Para a Fecomércio RJ, o dado pode indicar que o comércio pode ainda não se recuperar no mês das crianças, porém, as vendas para o período podem melhorar este ano comparadas a 2017.

Completando, houve queda nos itens perspectiva profissional, com 77,7 pontos (queda de 3,8% mensal e aumento de 28,9% em um ano) e acesso a crédito para compras a prazo, com 76,1 pontos (queda de 0,5% de agosto para setembro e aumento de 20,2% comparado a setembro do ano passado). Neste item, 21,8% das famílias entrevistadas afirmaram maior facilidade para obtenção de crédito, enquanto 45,5% disseram estar mais difícil.

A pesquisa utiliza pontuação de 0 a 200 pontos, sendo os índices abaixo dos 100 pontos indicando percepção de insatisfação e acima de 100 pontos, grau de satisfação.

knfgws.png

snk.png