15/05/2019 às 11:29 - Atualizado em 17/05/2019 às 16:59

17º Encontro da Rede de Transparência e Acesso à Informação acontece na Fecomércio RJ

Representantes de mais de 20 países participam, entre os dias 13 e 16 de maio, do evento
Divulgação Representantes de mais de 20 países participam, entre os dias 13 e 16 de maio, do evento

A Fecomércio RJ sedia, até quinta-feira, dia 16 de maio, o 17º Encontro da Rede de Transparência e Acesso à Informação (RTA), promovido pela Controladoria-Geral da União (CGU). Durante quatro dias, o evento tem como finalidade proporcionar a troca de experiências e promover as melhores práticas relativas a acesso à informação e transparência na América Latina.

Representantes de mais de 20 países participam, entre os dias 13 e 16 de maio, do evento e vem estabelecendo projetos de cooperação estratégica sobre transparência parlamentar, divisão de compromissos de cada um dos grupos de trabalho e o acompanhamento dos acordos já instituídos pela RTA.

O presidente da Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior, recebeu os participantes e destacou, na abertura do evento, a relevância da iniciativa para o aprimoramento das relações entre o Estado e os cidadãos. “Parabenizamos o Governo Executivo Federal pela realização do encontro, que promove o compartilhamento das melhores práticas e de suas experiências, e nos colocamos à disposição da Controladoria-Geral da União para colaborar em iniciativas como esta, que discutem o estado da arte da transparência na gestão pública”, afirmou Queiroz.

A Rede RTA reúne, semestralmente, instituições responsáveis pela supervisão em transparência e direito de acesso à informação pública na América Latina. Criada em 2011, a Rede conta atualmente com mais de 30 membros plenos, associados e aderentes, em 17 países, além de organismos internacionais como a Organização de Estados Americanos (OEA) e o Programa de Cooperação Regional EUROsocial.

4c048d5d-59e5-453e-af3e-3de860fcfca3.jpg