05/12/2018 às 13:32 - Atualizado em 05/12/2018 às 18:17

Antonio Florencio de Queiroz Junior é eleito presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae RJ

Antonio Florencio de Queiroz Junior é eleito presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae RJ
Alexandre Macieira Antonio Florencio de Queiroz Junior é eleito presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae RJ

O presidente da Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior, foi eleito na manhã desta quarta-feira, dia 05, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae RJ, para o período de 2019 a 2022. O 1º Vice-Presidente da Fecomércio RJ, Júlio Cezar Rezende de Freitas, também foi eleito, para o cargo de Diretor de Produtos e Atendimento.

O Conselho é responsável pela direção do Sebrae RJ, funcionando como uma assembleia geral da instituição, e seu presidente é eleito por seus pares a cada quatro anos. A diretoria executiva do Sebrae RJ é escolhida pelo Conselho Deliberativo Estadual para mandato de igual período. 

Sua função é coordenar e orientar no âmbito do Estado do Rio de Janeiro programas técnicos, projetos e atividades de apoio às micro e pequenas empresas, em conformidade com as políticas nacionais de desenvolvimento. O Conselho Estadual é alinhado ao Conselho Deliberativo Nacional (CDN), presidido por José Roberto Tadros, presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

A eleição de Queiroz para presidir o Conselho Estadual, assim como a de Tadros no CDN, representa um marco no alinhamento do Sistema do Comércio, responsável pela maior parte da composição do PIB fluminense, com cerca de 70% do total, com as políticas de incentivo do Sebrae RJ para a recuperação do Rio de Janeiro. Somente as micro e pequenas empresas são responsáveis por 98% dos empreendimentos dos setores representados pela Fecomércio RJ – comércio de bens, serviços e turismo – em todo o Estado do Rio, gerando cerca de 1 milhão de empregos. 

Para Antonio Queiroz, a atuação do Sebrae RJ é determinante para que o Estado do Rio de Janeiro retome o crescimento econômico: “O fomento ao empreendedorismo é a marca registrada do Sebrae RJ, e no cenário econômico atual, é uma das principais estratégias para que o Rio de Janeiro volte a crescer, gerando emprego e renda para a população”, afirmou o presidente eleito do Conselho Deliberativo.

Antonio Florencio de Queiroz Junior é presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro – Fecomércio RJ, eleito no dia 24 de abril de 2018. Tem 61 anos e atua no setor de material elétrico e eletrônico, na direção de empresas e na representação sindical, presidindo o Sindicato do Comércio Varejista de Material Elétrico, Eletrônicos e Eletrodomésticos do Rio de Janeiro (Simerj). Ocupa também a vice-presidência da Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja), compõe o Comitê Gestor do Programa Compra Rio, da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico.