19/11/2019 às 15:41 - Atualizado em 03/12/2019 às 14:48

Black Friday deve movimentar R$ 4,5 bilhões na economia do estado do Rio

O gasto médio dos consumidores fluminenses deve ser de R$ 557,22
Freepik O gasto médio dos consumidores fluminenses deve ser de R$ 557,22

A Black Friday, mais conhecida no Brasil pelas promoções na internet, passou a ganhar nos últimos anos uma maior adesão do comércio de rua e dos grandes centros de compras. Esse engajamento dos empresários fez com que os consumidores vissem na data uma oportunidade para adquirir produtos de maior valor agregado com desconto. Levantamento do Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ) revelou que 63,4% dos fluminenses pretendem aproveitar as ofertas da data para realizar compras, isso é o equivalente a 8,1 milhões de pessoas em todo o estado do Rio de Janeiro.

A pesquisa revelou que os consumidores pretendem gastar cerca de R$ 557,22, em média, nas promoções do dia 29, esse valor é três vezes maior que a quantia gasta no Dia dos Namorados, maior ticket médio dentre as datas comemorativas. O IFec RJ estima que a Black Friday movimente cerca de R$ 4,5 bilhões na economia fluminense. Entre as opções preferidas estão: eletrônicos (58%), itens do vestuário, calçados e acessórios (40,7%), eletrodomésticos (36,3%), artigos de uso pessoal e doméstico (32,5%) e livros e artigos de papelaria (20,8%).

Em menor proporção aparecem itens de alimentação (12,3%), pacotes de viagem (8,8%) e itens de material de construção (4,7%). Dentre os que utilizarão a data, 53,9% pretendem comprar mais de uma categoria de produto ou serviço.

Para o diretor do IFec RJ, João Gomes, a data está se consolidando no calendário de compras dos consumidores fluminenses. “Observamos em nosso estudo que o ticket médio é de cerca de R$ 557,22 - mais alto que em outras datas comemorativos, pois a intenção de compras se volta para produtos eletrônicos, bens duráveis e de maior valor”, destaca Gomes.

Ao serem perguntados onde farão suas compras, a maior parte dos pesquisados respondeu que se dividiriam entre lojas físicas e online (40,1%), só online (38,8%) e somente física (21,1%).

A sondagem ocorreu entre os dias 05 e 10 de novembro e contou com a participação de 500 consumidores em todo o estado do Rio de Janeiro.

Para download

Pesquisa Black Friday - consumidor - novembro 2019 | Download