25/11/2019 às 09:23

Cetur Fecomércio RJ envia pleitos ao poder público para o desenvolvimento do Turismo fluminense

Divulgação Fórum reuniu as principais entidades empresariais que atuam no receptivo do estado do Rio de Janeiro

A Fecomércio RJ realizou, no dia 19 de novembro, a última reunião do ano do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur/ Fecomércio RJ), que reúne os principais representantes da cadeia produtiva do turismo fluminense. O fórum debateu e identificou os principais gargalos ao crescimento sustentável do turismo no Estado do Rio, alinhou iniciativas conjuntas e ações segmentadas para fortalecer as atividades que compõem o receptivo turístico nas principais regiões fluminenses. A reunião aconteceu na sede da federação, no Flamengo.

Durante o fórum, as entidades assinaram um documento que será encaminhado ao Governador, Alerj, Prefeito da capital fluminense e Câmara Municipal destacando os pleitos relacionados à segurança pública, reordenamento urbano, desburocratização da legislação, criação de leis de incentivo, transporte, promoção turística, fortalecimento da malha aérea, entre outros. A iniciativa reforça os principais anseios do setor empresarial para que o Rio de Janeiro possa retomar o seu desenvolvimento econômico, tendo no segmento de turismo e hospitalidade um importante pilar de desenvolvimento e geração de empregos e renda.

O presidente da Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior, presidiu a reunião acompanhado das Diretoras Regionais do Sesc RJ, Regina Pinho, e do Senac RJ, Ana Claudia Martins. “O Cetur Fecomércio RJ tem o objetivo de compartilhar a agenda em andamento, identificar as sinergias e otimizar as ações capitaneadas pelos diversos setores produtivos para juntos alcançarmos melhores resultados para o turismo fluminense”, destacou Queiroz.

A pauta incluiu questões estratégicas, como a desburocratização dos processos para a realização de grandes eventos no Estado do Rio; alinhamento entre os promotores de grandes eventos e a rede hoteleira viabilizando estadias mais longas dos visitantes; aproximação dos gestores dos principais modais do Rio (Aeroportos, Metrô, Trens, Rodoviária e VLT); intensificação de ações turísticas que valorizem os roteiros gastronômicos.

O presidente da Associação de Promotores de Eventos do Setor de Entretenimento e Afins (Apresenta Rio), Pedro Guimarães, realizou breve palestra sobre as barreiras para o crescimento dos eventos e opções de entretenimento. O empresário destacou, também, o sucesso do evento Apresenta Rio Summit, realizado no recém-inaugurado Fairmont Copacabana Hotel, entre os dias 16 e 17 de outubro. Temas como oportunidades de negócios, desafios e tendências do setor de entretenimento, além de questões como licenciamento e desburocratização, leis de incentivo e tributos estiveram em pauta durante os dois dias do evento. “Foram dois dias de conferência, totalizando 16 horas de networking e conhecimento sobre esta indústria que é um dos principais vetores de atração de turistas, geração de empregos e investimentos na economia do estado”, ressaltou Guimarães.

O Diretor do Rio Convention & Visitors Bureau, Phillipe Campelo, apresentou dados sobre a evolução das captações de eventos técnico-científicos para a próxima década e as estratégias em processo nos mercados concorrentes. Também estiveram presentes o presidente da Abav-RJ, Luiz Strauss; a diretora Abeoc-RJ, Ilda Brito; o presidente da ACTA, Fabio Nascimento; o presidente da Anttur, Martinho Ferreira Moura; o presidente do SindRio, Fernando Blower; o presidente da FBHA, Alexandre Sampaio; o presidente da Bito, Salvador Constantino Saladino; a presidente do Rio Convention & Visitors Bureau, Sonia Chami; o presidente da Federação de Conventions & Visitors Bureaux do estado do Rio de Janeiro, Marco Antonio Navega; o presidente da Associação Brasileira de Trens Turísticos e Culturais, Sávio Neves; o diretor do Polo Novo Rio Antigo, Plinio Froes; e o gerente operacional da ABIH-RJ, Julio Correa.