30/10/2018 às 13:39 - Atualizado em 31/10/2018 às 11:37

CNC e Federações do Comércio visitam banco de alimentos americano

O presidente da Fecomércio RJ, Antonio Florêncio de Queiroz Júnior, integrou, a convite do presidente eleito para o próximo mandato da CNC, José Roberto Tadros, de delegação que participou de uma série de eventos e encontros para fomentar projetos e parcerias em prol do desenvolvimento econômico, na Flórida, Estados Unidos.

O grupo, composto também por representantes da CNC e das Federações do Amazonas, Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte, também visitou o Banco de Alimentos Second Harvest. A organização privada sem fins lucrativos coleta, armazena e distribui alimentos doados a mais de 550 parceiros em seis condados da Flórida Central. Os empresários foram conhecer a estrutura e logística da iniciativa, a fim de pensar em outros projetos que possam ser implantados no Brasil ou mesmo aprimorar programas já existentes, como o Mesa Brasil Sesc.

No ano passado, com a ajuda de doadores e voluntários, o Second Harvest distribuiu quase 58 milhões de refeições para programas parceiros, bandejões e sopões comunitários, abrigos para mulheres, centros de idosos e creches. Além de ajudar a alimentação de quem necessita de apoio, o Second Harvest também transforma dezenas de vidas diretamente.

Os adultos beneficiários que estejam em situação socioeconômica frágil participam de um programa de treinamento culinário promovido pela instituição, podendo ser empregados em trabalhos que garantam uma renda mínima, ajudando a recolocar suas famílias no caminho da autossustentabilidade e sair da pobreza extrema.

Mesa Brasil
No Brasil, o programa do Sesc RJ foi criado há 18 anos. O Mesa Brasil recolhe doações de produtos alimentícios em condições de consumo e as distribui às instituições de assistência social previamente cadastradas, como asilos, creches, orfanatos, entre outras instituições.

O Mesa Brasil está em fase de expansão e, somente neste ano, o número de instituições sociais cadastradas passou de 300 para mais de 850. Houve crescimento também no número de municípios fluminenses atendidos, que passaram de 33, no início deste ano, para 82 em outubro. Mais de 115 novos parceiros se tornaram doadores do Mesa Brasil em 2018, o que contribuiu para a arrecadação, até o momento, de mais de 955 toneladas de alimentos.