07/11/2019 às 14:24

Concurso do Senac premia novas estrelas da moda

Candidatos concorreram em quatro categorias: Costura, Modelagem, Criação e Produção
Erbs Jr Candidatos concorreram em quatro categorias: Costura, Modelagem, Criação e Produção

O Museu de Arte Moderno do Rio (MAM) sediou, no dia 06 de novembro, desfile de moda realizado pelo Senac RJ. O evento, que reuniu alunos e ex-alunos da instituição, foi a última etapa do concurso Jovens Talentos Moda Senac RJ, promovido pela instituição. Vencedor no desfile de moda, com três peças inspiradas nas ramificações do Rio, o estilista João Paulo de Freitas, de 29 anos, concorreu com outros cinco talentos na categoria Criação, e levou a melhor.

"A inspiração foram os contrastes da cidade, que misturam área urbana e natureza, ricos e pobres, que reúnem num mesmo espaço, como a praia, o surfista e o executivo. Com base nessa ideia criei looks elegantes misturando peças estruturadas com peças fluidas", conta o jovem, que levou para a passarela três modelos negras. "Sou negro e quis trazer mulheres negras para vestir roupas elegantes”, completou.

Na categoria Produção de Moda, o primeiro lugar ficou com o Hugo Rafael Abade Santos de Oliveira, de 25 anos. A missão era produzir um desfile para marcas já conhecidas. Hugo, que concorreu com três candidatos, escolheu a moda praia.

O concurso Jovens Talentos Moda Senac RJ teve 196 inscritos. Em agosto foram selecionados os 21 finalistas em quatro categorias: Costura, Modelagem, Criação e Produção. Os vencedores foram escolhidos ontem, por um júri que contou com o estilista Mário Queiroz, com o embaixador de Moda do Senac RJ, Vitorino Campos, com a jornalista de moda Márcia Disitzer, com o consultor de moda Rick Yates e com Thomaz Azulay, sócio da marca The Paradise.

O presidente Antonio Florencio de Queiroz Junior também prestigiou o evento. "Jovens talentos: essas duas palavras conjugam duas realidades em que temos que apostar e acreditar, que são o futuro. Todos aqui são vencedores, vocês estão apostando no seu futuro, em desenvolver novas técnicas e novos processos, e isso é o que nos move. Somos capazes de contar a história da humanidade através da moda", destacou Queiroz.

Para Ana Claudia Martins, diretora regional do Senac RJ, a moda é muito viva no Rio, faz parte do DNA da cidade. “Outro dia o governador (Wilson Witzel) disse que o turismo é o petróleo do Rio. Eu diria que o turismo e a moda são o petróleo do Rio", ressaltou.

Na categoria Costura, os ganhadores foram: Carla Quixaba (1º); Luana Azevedo (2º) e Ana Clara (3º). Em Modelagem, venceram Vanessa Nascimento (1º), Marcela de Almeida (2º) e Daniele Simplicio (3º). Produção de Moda premiou Hugo Abade (1º), Eduardha Baldanza (2º) e Thanis Castro (3º). Criação consagrou João Freitas (1º), Wagner Bittencourt (2º) e Marcela dos Santos (3º).