24/09/2018 às 16:00 - Atualizado em 01/10/2018 às 17:55

Eduardo Paes recebe pleitos de empresários do comércio

Alexandre Macieira Eduardo Paes recebe do presidente da Fecomércio RJ os pleitos de empresários do comércio

O candidato ao Governo do Estado do Rio Eduardo Paes (DEM) participou, no dia 24, de sabatina promovida pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio RJ) com empresários do setor, na sede da entidade, no Flamengo.

Além de responder a perguntas com temas ligados ao crescimento e desenvolvimento do Estado, Paes apresentou aos representantes do setor suas principais propostas de governo. Em sua fala, Paes destacou duas áreas prioritárias de ações imediatas: reequilibrar as contas públicas e melhorar a segurança.

fecomerciorj_eduardo_paes_foto_alexandre_macieira_2bx.jpg

O candidato acenou uma possível mudança tributária, caso eleito: "A situação fiscal do Estado é muito complexa para se afirmar neste momento que vamos reduzir tributos, mas eu acho que este é um caminho natural. Tem aquele momento em que a carga tributária se torna antieconômica, reduz o crescimento, inibe o empreendedorismo e a ação das empresas. Tenho convicção que aqui nós extrapolamos a carga tributária, o que acaba aumentando sonegação, dificultando a vida de quem trabalha sério, querendo cumprir com suas obrigações. A minha tendência, olhando e ajustando as contas do Estado, é que a gente caminhe para uma redução de carga tributária", afirmou Paes.

Em relação à segurança, Eduardo Paes disse que vivemos uma "situação de terror", e enumerou o roubo de cargas, cujo combate é um dos pleitos da Fecomércio RJ, como um dos problemas a ser sanado. "O roubo de cargas é uma das faces da tragédia que vivemos no Rio de Janeiro, e que não é mais uma particularidade somente da Região Metropolitana. (...) Quando a intervenção acabar, pediremos auxílio das forças armadas para que continuem trabalhando aqui", anunciou o candidato.

O presidente da Fecomércio RJ, Antonio Florêncio de Queiroz Júnior, destacou a necessidade de mudança no cenário econômico e social do Rio de Janeiro: "As mudanças sociais e econômicas no nosso Estado, alavancadas pela deterioração da segurança pública, fez com que perdêssemos investimentos, atrasando assim o processo de desenvolvimento fluminense. Sem recursos e com uma formação precária na educação básica, vivemos um círculo vicioso que precisa ser quebrado, interrompendo o avanço da pobreza, e os setores de comércio, serviços e turismo podem ser grandes indutores deste processo", concluiu.

Antonio Florêncio entregou ao candidato documento com propostas para o desenvolvimento do Estado, com análises sociais e econômicas de assuntos como políticas urbanas, saúde, educação, mercado de trabalho, segurança pública e pobreza e desigualdade social.

Entre os principais pleitos da Fecomércio RJ estão diminuição da carga tributária; medidas para aceleração do crescimento econômico; combate à criminalidade, especialmente o roubo de cargas; e criação de políticas públicas de empregabilidade, entre outras demandas.