25/02/2019 às 11:11 - Atualizado em 25/02/2019 às 12:43

Fecomércio / IFec lançam projeto Rio em Números na Alerj

A publicação Rio em Números marca também o lançamento do Instituto Fecomércio RJ de Pesquisas e Análises (IFec)
Divulgação A publicação Rio em Números marca também o lançamento do Instituto Fecomércio RJ de Pesquisas e Análises (IFec)

No próximo dia 27 de fevereiro, das 10h às 12h, o Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio de Janeiro Jornalista Roberto Marinho reúne parlamentares, prefeitos, vereadores, universidades e instituições da sociedade civil organizada no Plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) para o lançamento do projeto Rio em Números, produzido pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ), com o Instituto Fecomércio RJ de Pesquisas e Análises (IFec). O objetivo do projeto é analisar indicadores sociais do estado do Rio de Janeiro nas áreas de pobreza e desigualdade social; mercado de trabalho; educação; saúde; segurança pública; juventude e políticas urbanas na Região Metropolitana do Rio de Janeiro (RMRJ), consideradas cruciais para a dinâmica e desenvolvimento do estado fluminense, e, por consequência, estratégicas para o desenvolvimento de políticas públicas que ajudem o Rio a retomar a rota do desenvolvimento. 

"A Fecomércio-RJ é parceira do Fórum de Desenvolvimento do Rio desde a sua criação, e quando soubemos desse projeto achamos importantíssimo que estes indicadores fossem apresentados no Parlamento. Eles certamente vão contribuir neste início de legislatura para mergulharmos nos desafios do estado e definirmos prioridade para avançar", ressalta o presidente da Alerj e do Fórum, deputado André Ceciliano. 

Além de apresentar dados, a ideia é embasar tecnicamente políticas públicas de desenvolvimento, acompanhando seu andamento. "O setor do comércio de bens, serviços e turismo é de fundamental importância para o desenvolvimento econômico do estado do Rio de Janeiro. É necessário que haja uma compreensão ampla em relação à complexidade e vocações do setor. Sem falar de sua importância para geração de trabalho, renda e oportunidades para a população fluminense e sobre sua capacidade de adicionar valor à economia estadual e nacional”, explica o presidente do Sistema Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior.

Queiroz destaca, ainda, o papel do IFec neste cenário: “Estamos lançando o Instituto Fecomércio RJ e o Rio em Números nasce neste contexto de que para avançarmos precisamos ter um retrato da realidade e indicadores que nos permitam monitorar avanços", conclui.

A utilização de indicadores sociais auxilia no dimensionamento e acompanhamento das condições de vida e necessidades da população. O objetivo do Rio em Números é reforçar a compreensão de que o desenvolvimento econômico e o pleno aproveitamento das potencialidades locais são indispensáveis para a melhora efetiva das condições de vida da população, e estender este tipo de estudo para compreender e monitorar periodicamente as áreas de interesse, analisando os dados atualizados. 

A publicação Rio em Números marca também o lançamento do IFec, cujo trabalho visa à realização de informações socioeconômicas com foco regional e setorial. Para isso, além da produção de seus próprios dados primários, utiliza estatísticas de instituições públicas e privadas para geração de indicadores relevantes para o Estado do Rio de Janeiro.

Para a construção destes indicadores, foram utilizadas, dentre outras, as bases de dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad-C), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – que traz os números atualizados sobre renda, trabalho e educação. Foi possível desagregar os dados por diferentes áreas de abrangência: estado do Rio de Janeiro, Capital, RMRJ e interior (que compreende o estado, exceto a RMRJ). Para a análise dos demais temas, também foram consultadas outras fontes de informações e estudos para apresentar estatísticas relevantes.

 

Serviço
Dia: 27 de fevereiro de 2019
Horário: 10h às 12h
Local: Plenário Barbosa Lima Sobrinho (Alerj) - Rua Primeiro de Março, s/ nº, Praça XV, Centro - Rio de Janeiro.
Informações: forumdesenvolvimentorj@gmail.com / Tel.: 2588-1145/1352
Inscrições: http://bit.ly/RJnumeros