13/09/2018 às 21:15 - Atualizado em 13/09/2018 às 21:39

Fecomércio RJ assina Convenção Coletiva para os trabalhadores do comércio

Fecomércio RJ assina Convenção Coletiva de Trabalho com o Sindicato dos Comerciários

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio RJ) assinou nesta quinta-feira, dia 13, com o Sindicato dos Empregados do Comércio do Rio (SECRJ) as Convenções Coletivas de Trabalho que definem as regras para o comércio durante o período de 2018/2019.

O acordo garante aos empregados do comércio reajuste de 2,2% de acordo com a faixa salarial, e aumenta o piso salarial em 3%, para R$ 1.185,00, ambos acima da inflação de 1,69% (INPC/ABGE) nos 12 meses anteriores à data base. As convenções abrangem cerca de 300 mil trabalhadores do comércio do município do Rio de Janeiro.

Também foi reajustado o valor do lanche/jantar para quem trabalha no sábado, domingos e feriados, nas empresas que não ofereçam alimentação. Neste caso, a importância paga ao empregado passa de R$ 18 para R$ 22.

A convenção foi celebrada depois de um período de negociações, capitaneado pela Fecomércio RJ, que criou uma comissão com representantes dos sindicatos patronais filiados. As CCTs também acordaram itens como garantias para comissionistas, repouso remunerado, ajudas de custo e demais benefícios, entre outros.

“O acordo buscou a melhor negociação possível para atender tanto os interesses da atividade econômica, quanto aos pleitos do sindicato que representa os empregados do comércio junto ao empresariado, estabelecendo obrigações e direitos que devem ser respeitados por ambos os lados”, destaca o presidente da Fecomércio RJ, Antonio Florêncio de Queiroz Júnior.