17/03/2021 às 14:30 - Atualizado em 18/03/2021 às 14:56

Fecomércio RJ reforça campanha de conscientização e combate à Covid-19

A nova fase da campanha reforça, mais uma vez, o compromisso da Fecomércio RJ com a população do estado do Rio de Janeiro, com os empresários, com os comerciantes e com todos os trabalhadores fluminenses, tão atingidos pela pandemia.
Divulgação A nova fase da campanha reforça, mais uma vez, o compromisso da Fecomércio RJ com a população do estado do Rio de Janeiro, com os empresários, com os comerciantes e com todos os trabalhadores fluminenses, tão atingidos pela pandemia.

O início de 2021 revelou que os cuidados com a higiene e o distanciamento social ainda vão nos acompanhar ao longo do ano, apesar do início da vacinação nos estados brasileiros. Todos os setores econômicos e a população em geral devem continuar unindo esforços para garantir o cumprimento dos protocolos estabelecidos. Para continuarmos de portas abertas, o comércio de bens serviços e turismo do estado do Rio de Janeiro está fazendo a parte dele. E, você, está fazendo a sua?

É com esse questionamento que a Fecomércio RJ lança uma reflexão sobre o comportamento mais solidário, responsável e participativo, dando início à nova fase da campanha de conscientização e combate à propagação da Covid-19 através das redes sociais e da imprensa.

Com o apoio da ACRJ, SindRio, Rio CVB, Aderj, Asserj, ANR, ABIH-RJ,  Rio Indústria e Federação de C&VB do RJ, e tendo os sindicatos filiados em todas as regiões fluminenses como parceiros, a ação visa reforçar, junto à população fluminense, a importância dos cuidados recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como uso de máscaras, limpeza das mãos com álcool e o distanciamento social.

Com o slogan ‘Um Por Todos, Todos Por Um. Juntos Contra Covid’, a iniciativa pretende mostrar que, ao viver um momento de pandemia global, é necessário que cada um faça sua parte para conter o aumento do número de contaminados pelo vírus. A nova fase da campanha reforça, mais uma vez, o compromisso da Fecomércio RJ com a população do estado do Rio de Janeiro, com os empresários, com os comerciantes e com todos os trabalhadores fluminenses, tão atingidos pela pandemia, quer seja pelo simples direito de ir e vir, como também o de abrir seu negócio ou mesmo de trabalhar e sustentar sua família.

“O Sistema Fecomércio RJ vem trabalhando fortemente no enfrentamento aos efeitos sociais e econômicos da pandemia. Buscamos diálogo com o poder público e conquistamos diversos pleitos que vem auxiliando os empresários. Nesse momento, em que ocorre o agravamento do número de infectados no país, e ainda vivemos uma certa estabilidade de casos no Rio de Janeiro, vimos a necessidade de reforçar nossa campanha ‘Um Por Todos, Todos Por Um. Juntos Contra Covid’ justamente para reforçar a responsabilidade de cada cidadão de nosso estado enquanto aguardamos a consolidação do processo de vacinação, tão fundamental para o controle da pandemia e retomada econômica”, destaca Antonio Florencio de Queiroz Junior, presidente da Fecomércio RJ.

“A ACRJ está de mãos dadas com o Sistema Fecomércio RJ, com os empresários e a população na segunda fase da campanha ‘Um Por Todos, Todos Por Um. Juntos Contra Covid”. Acreditamos que unidos podemos ultrapassar essa crise sanitária e recuperar nossa economia. Precisamos continuar mantendo com toda a firmeza os protocolos de higiene e segurança, e assegurar o funcionamento do comércio e dos serviços, essenciais para a sociedade e geradores de emprego e renda. Vamos preservar nosso ambiente de negócios, cuidar uns dos outros e abraçar essa campanha de conscientização e de combate à propagação da Covid-19. Estamos todos na expectativa de que as vacinas cheguem o mais rápido possível para toda a população, pois a imunização também vai contribuir para a retomada da nossa economia”, ressalta Angela Costa, presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro.

“O SindRio apoia e reconhece a importância da campanha ‘Um Por Todos, Todos Por Um. Juntos Contra o Covid’. Como representante do setor que mais perdeu postos de trabalho durante a pandemia, mantemos o diálogo com o Poder Público em busca de soluções e reafirmamos nosso compromisso com os protocolos de segurança”, enfatiza Fernando Blower, presidente do SindRio e ANR.

“Garantir o cumprimento dos protocolos sanitários se tornou a prioridade do Rio Convention & Visitors Bureau, neste momento tão atípico. Orientamos nossos parceiros a adotarem uma série de medidas para conter a circulação do coronavírus, tanto em hotéis quanto nos restaurantes e pontos turísticos. Acreditamos que essa união vai viabilizar a retomada do setor, da melhor forma possível. E a todo momento, reforçamos aos turistas a importância de se manterem longe de qualquer tipo de aglomeração", salienta Sônia Chami, presidente-executiva do Rio CVB.

“A ADERJ – Associação de Atacadistas e Distribuidores do Estado do Rio de Janeiro trabalha arduamente para manter a normalidade do abastecimento da cadeia produtiva. Estamos cada vez mais unidos, renovando esperanças, seguindo os protocolos de segurança e trabalhando pela retomada econômica do nosso Estado”, assegura o presidente Joilson Maciel Barcelos Filho.

“Desde o início da pandemia global do novo coronavírus, em 2020, a indústria vem trabalhando incansavelmente e ininterruptamente para continuar abastecendo o mercado. Graças a um trabalho de união entre os colaboradores de todas as empresas envolvidas pudemos manter nossas operações de forma consciente, segura e sempre respeitando as normas de higiene e proteção, recomendados pela OMS. Afinal, prezamos pela saúde e vida de todos. O Rio Indústria está preparado para atender às demandas da população em um momento tão difícil como esse e continuaremos, dia após dia, a cumprir a nossa missão, sempre de forma cuidadosa e respeitando o que há de mais valioso:  A VIDA! Um Por Todos, Todos Por Um. Juntos Contra Covid”, afirma Sérgio Duarte, presidente do Rio Indústria.

"O comércio e o turismo caminham juntos em todos os lugares do Mundo que trabalham a movimentação de pessoas, a Fecomércio RJ trabalha ininterruptamente estas bases há muitos anos, melhorando os diversos atores econômicos do Turismo no Estado do RJ o que contribui com os diversos Convention & Visitors Bureau e os seus mais de 1800 associados. Agradeço o Presidente Antônio Florêncio pela iniciativa em promover os eventos neste Estado, através de ações que trarão de volta o protagonismo Carioca e Fluminense nestes negócios que sempre contribuíram na geração de emprego e renda para todos os envolvidos”, avalia Marco Navega, presidente da Federação dos Conventions.

“O estrago econômico é grande e as perdas vão muito além dos números. A hotelaria teve uma participação estratégica junto aos órgãos competentes no estabelecimento das normas de prevenção para a atividade turística. Os estabelecimentos comerciais estão empenhados em realizar uma operação segura para colaboradores e consumidores. Mas nada disso adianta sem o comprometimento da população e principalmente o sucesso da campanha de vacinação. A retomada da economia depende diretamente da imunização da população para a normalização das atividades. A ABIH-RJ está com a Fecomércio RJ nesta campanha. Vamos, cada um de nós, fazer a nossa parte”, garante Alfredo Lopes, conselheiro da ABIH-RJ.

“Apoiamos integralmente a iniciativa da Fecomércio RJ. Nós da ASSERJ também entendemos que a prioridade é a vacina. Recebemos com entusiasmo e esperança a notícia da publicação de uma Lei Federal que irá permitir a importação de imunizantes por meio da iniciativa privada. A ASSERJ e a Fecomércio RJ estão sempre alinhadas, e não poderíamos estar de fora de uma campanha de conscientização tão importante, em prol do estado do Rio de Janeiro”, finaliza o presidente Fabio Rossi de Queiróz.