26/06/2020 às 09:00 - Atualizado em 26/06/2020 às 10:35

Federação apoia empresários na transformação digital de seus negócios

Plataforma gratuita gera a oportunidade de qualquer lojista criar sua vitrine virtual com e-commerce.
Freepik Plataforma gratuita gera a oportunidade de qualquer lojista criar sua vitrine virtual com e-commerce.

Mais do que nunca, presença online virou palavra de ordem para o comércio. Ciente das dificuldades de empresários e pequenos comerciantes ingressarem no mercado e-commerce, a Fecomércio RJ disponibilizou uma plataforma gratuita que tem o potencial de realizar uma verdadeira transformação digital no setor de comércio de produtos e serviços no estado do Rio.

Pesquisa do IFec RJ identifica que, atualmente, 75% das empresas ainda não comercializam seus produtos online. O índice aponta uma fragilidade do setor, que fica ainda mais evidente em um cenário de circulação restrita pela pandemia de Covid-19.

Para mudar esta realidade, a Fecomércio RJ firmou uma parceria com a Convem, empresa dedicada à criação de lojas online. Ao acessar o site http://www.fecomercio-rj.org.br/lojaonline e seguir o passo a passo indicado, rapidamente será possível ingressar no ambiente virtual com o seu negócio e potencializar suas vendas sem custos de desenvolvimento ou adesão.

Além de apoio técnico para a solução, a Convem garante treinamento em vendas e marketing para capacitar a equipe, incluindo promoção nas redes sociais e posicionamento no Google. O Sebrae RJ é, também, parceiro nesta iniciativa, garantindo a credibilidade e o suporte necessário.

As empresas que adquirirem o serviço pelo site da Fecomércio RJ ou através do site dos sindicatos filiados não terão qualquer despesa de implantação, tendo como custo somente a taxa de comissionamento sobre vendas realizadas na plataforma cobrada pela empresa responsável.  

“A missão da Fecomércio RJ é fomentar o ambiente de negócios no segmento do comércio. As vendas online já eram uma necessidade do setor, diante das novas tecnologias e das mudanças no hábito de consumo. Neste cenário de circulação restrita, o momento não poderia ser mais oportuno. Esta é uma grande oportunidade para os comerciantes se atualizarem e potencializarem suas vendas”, destaca o presidente Antonio Florencio de Queiroz Junior.

"É uma ferramenta muito atrativa pela ausência de custo, interessante pro empresário, pois representa um acesso direto da empresa ao cliente. Disponibilizar isso pro consumidor é de grande valia. Nosso objetivo é ter um bom resultado junto aos nossos associados, de modo que aumentem as vendas e, daqui pra frente, se tornará um caminho necessário para as lojas atingirem mais clientes, ainda mais neste momento de pandemia", reforça Hugo Tavares, presidente do Sicomércio de Barra Mansa.

O presidente do Sincomércio de Nova Friburgo, Braulio Rezende, considera excelente a iniciativa da Fecomércio RJ para facilitar aos pequenos empresários a criação de lojas online por meio de parceria firmada com a Convem. Em sua opinião, igualmente importante é a disponibilização às empresas de suporte técnico, atualização de plataforma, acompanhamento e assistência às vendas, disponibilizadas pela Fecomércio sem custos para as empresas. “Sabemos das dificuldades de pequenos empreendedores para ingressarem no e-commerce, que representa uma tendência fortíssima de mercado. No momento, então, em que o comércio de nossa cidade se encontra de portas fechadas há 90 dias em decorrência da pandemia de Covid-19, a relevância dessa ajuda cresce ainda mais”, acentua Braulio Rezende.