04/10/2019 às 18:36

Fórum do Movimento Rio em Frente debateu a “Economia Criativa”

O debate contou com a presença da economista Ana Carla Fonseca e da produtora Carla Camurati
Cleber Mendes O debate contou com a presença da economista Ana Carla Fonseca e da produtora Carla Camurati

A Economia Criativa foi tema do quarto dia de debates do Movimento Rio em Frente. O encontro, que aconteceu na manhã dessa sexta-feira, 04 de outubro, contou com a participação de quatro profissionais referências em design, economia, cultura e empreendedorismo.

Abrindo o dia de debates, o Presidente da Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior, comentou sua expectativa sobre o encontro.

“Hoje o tema é muito interessante porque realmente é a cara do Rio de Janeiro. Eu sempre simbolizei o Rio como um jogo de frescobol, que é um jogo de cooperação. Não tem um ganhador, um prepara a bola para o outro. E isso sempre foi a cara do Rio de Janeiro. Nós temos que agir dessa forma e um preparar o terreno para o outro”, afirmou o presidente da Fecomércio RJ.

Indicada pelo jornal El País como uma das oito personalidades brasileiras que impressionam o mundo, a economista Ana Carla Fonseca deu início ao debate trazendo para a plateia o conceito de economia criativa. Ana Carla deu alguns exemplos de cidades, estados e países que investiram na economia criativa e a utilizam como ferramenta de desenvolvimento. A partir desses exemplos, Ana Carla apresentou as diversas possibilidades que o Rio de Janeiro possui de seguir um plano de transformação, investindo em gastronomia, moda, turismo, e em sua maior riqueza, o capital humano. Para a economista, “quanto maior o avanço tecnológico, maior o valor daquilo que nos faz ser humanos” e essa pode ser nossa maior fonte de investimento para transformar o Rio num território ainda mais fértil para o desenvolvimento da economia criativa.

Em seguida, foi a vez de Mirella Magliari falar sobre a importância do design e apresenta-lo como um setor estratégico para o crescimento da economia criativa e desenvolvimento do estado. Professora do Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa da ESPM, Mirella falou sobre a importância do estímulo ao empreendedorismo e desenvolvimento de patentes para o Rio de Janeiro. Segundo Mariella, “existe uma conversão das pesquisas em proventos para a economia. Através da criação de patentes, conseguimos deixar um legado para o Rio de Janeiro e para o país”.

O terceiro palestrante do dia foi Pedro El-Bainy, head de Desenvolvimento de Negócios a Fábrica de Startups. Trazendo para a conversa a importância do empreendedorismo, Pedro apresentou um panorama sobre o trabalho da fábrica e falou sobre a importância da troca de experiências e sobre a colaboração entre pessoas e startups cheias de ideias inovadoras com grandes empresas experimentes no mercado. Segundo El-Bainy, “80% da população acredita que o desenvolvimento do país depende dos empreendedores. Por outro lado, 26% da população acha que empreender na cidade é muito complicado. O que tentamos fazer na Fábrica é diminuir a lacuna e fazer com que as economias latentes da Startups consigam ajuda a mover grandes empresas”.

Diretora do Theatro Municipal por sete e anos e responsável pela curadoria de toda parte cultural dos Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro, a atriz e produtora Carla Camurati falou sobre a riqueza cultural do Rio de Janeiro e a importância de promover a cultura local. Segundo Carla, “a grande fonte de recuperação do Rio de Janeiro está onde nossas raízes são mais profundas”. A produtora falou ainda sobre o abandono das instituições culturais do país e as dificuldades enfrentadas pelo setor. “A gente tem que tirar a cultura desse lugar de pedinte. Hoje estamos numa decadência absoluta onde todas ou quase todas grandes instituições culturais estão abandonadas”, comentou Carla.

Fechando a programação, no dia 07 de outubro, o filósofo Leandro Karnal abordará o tema Ética. O evento será realizado para convidados e a programação foi desenvolvida em parceria com o Grupo O Dia.

 

Programação Completa:

  • 07/10 - 9h |Ética

Palestrante:

Leandro Karnal

 

Serviço:

Local: Fecomércio RJ – Auditório

Endereço: Rua Marquês de Abrantes, nº 99, Térreo – Flamengo/RJ

O evento será realizado para convidados.