21/01/2019 às 12:00 - Atualizado em 28/01/2019 às 12:14

Francisco Wesley Governo do Estado apresenta na Fecomércio RJ propostas para retomada do crescimento

O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego e Renda, Lucas Tristão, apresentou na sexta-feira (18/01), no auditório da Fecomércio RJ, acompanhado do governador Wilson Witzel, propostas de sua pasta para a retomada do crescimento da economia fluminense. Estavam presentes, além do presidente do Sistema Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior, autoridades do governo e parlamentares.

O secretário sintetizou as metas da secretaria: “o ponto focal do desenvolvimento econômico do Rio de Janeiro há de ser o crescimento orgânico da economia do estado, com a atração de novos investimentos e ampliação dos projetos empresariais aqui já estabelecidos. Isto resolverá dois dos nossos maiores problemas: o desequilíbrio fiscal e o desemprego, através do incremento da arrecadação e a potencialização de geração de emprego e renda”, afirmou.

Lucas Tristão disse, ainda, que o Rio está de portas abertas para receber novos investimentos e considerou urgente a necessidade de revisão da política de benefícios fiscais, invertendo a lógica das duas últimas décadas. “Não são os incentivos fiscal e financeiro que viabilizam os negócios, são os negócios que viabilizam os incentivos. As nossas empresas têm que ser naturalmente competitivas”, concluiu o secretário.

O governador Wilson Witzel destacou a necessidade de maior autonomia dos estados e redução da burocracia para alavancar os empreendimentos em infraestrutura e elevar os investimentos. “É preciso rever o pacto federativo. Hoje existem amarras burocráticas que estão impactando no desenvolvimento econômico do Brasil. O que precisamos é destravar essas amarras e fazer com que nossos estados tenham mais autonomia”, disse o governador.

O barateamento do custo para novos empreendimentos do Rio de Janeiro também é uma preocupação do governo do Rio. Esse desafio vai ser enfrentado com a atração de projetos estruturantes e de logística. Para viabilizar isso, Lucas Tristão anunciou que o Governo do Estado já apresentou ao Congresso Nacional proposta para permitir que os Estados também explorem diretamente, por meio de concessões, portos, aeroportos, ferrovias e energia.

Outra meta revelada pelo secretário é a diminuição da taxa de mortalidade dos PMIs (Procedimentos de Manifestação de Interesse), que no Brasil, hoje, gira em torno de 92%. O compromisso com a modernidade também é, segundo ele, uma prioridade do Rio de Janeiro.

No palco, acompanharam a apresentação do secretário Lucas Tristão, além do governador Wilson Witzel e do presidente do Sistema Fecomércio RJ, o superintendente do Sebrae RJ, José Domingos Vargas, e o vice-governador Cláudio Castro.