26/11/2019 às 18:07

Mesa Brasil é destaque no Fórum Global da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico

Programa Mesa Brasil atende a mais de 850 instituições sociais no estado do Rio de Janeiro
Divulgação Programa Mesa Brasil atende a mais de 850 instituições sociais no estado do Rio de Janeiro

Fecomércio RJ e Sesc RJ participaram do Fórum Global sobre Transparência e Troca de Informações para Fins Fiscais, em Paris (França), entre os dias 26 e 27 de novembro. O Fórum foi fundando há quase 20 anos e hoje possui 158 membros, todos participantes da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

O presidente Antonio Florencio de Queiroz Junior integrou a primeira sessão de debates, que discutiu assuntos como a bioeconomia brasileira, as inovações biotecnológicas e a parceria com outros países, como a França, por exemplo. A Diretora Regional do Sesc RJ, Regina Pinho, acompanhou o presidente no evento, onde foi apresentado o projeto do Mesa Brasil.

“A Federação está muito orgulhosa de poder mostrar um case de sucesso como o Mesa Brasil, em um fórum internacional tão importante como esse, organizado pela OCDE, instituição com tamanha relevância e credibilidade mundial. O sucesso do Mesa Brasil é também uma vitória de todo o Sistema S”, destacou o presidente Queiroz.

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) é uma organização internacional de 36 países que respeitam os princípios da democracia representativa e da economia de mercado. A OCDE busca fornecer uma plataforma de compartilhamento de políticas econômicas, que visa solucionar problemas comuns e coordenar políticas domésticas e internacionais.

A instituição teve origem em 1948 como a Organização para a Cooperação Econômica Europeia (OCEE), liderada pela França, para ajudar a gerir o Plano Marshall de reconstrução da Europa após a Segunda Guerra Mundial. Posteriormente, a sua filiação foi estendida a Estados não europeus. A sede da OCDE é localizada no Château de la Muette em Paris, França.

Sobre o Mesa Brasil - Criado em 2000, o Mesa Brasil Sesc RJ recolhe doações de produtos alimentícios em condições de consumo e as distribui às instituições de assistência social previamente cadastradas, como asilos, creches, orfanatos, entre outros. O programa atende no estado do Rio de Janeiro a mais de 850 instituições sociais, tendo uma abrangência superior a 90% dos municípios fluminenses. Além da logística, o programa se dedica a capacitar colaboradores dessas instituições a aproveitarem integralmente os alimentos, evitando o tradicional descarte de partes que têm valor nutritivo e gastronômico, como talos e cascas.