06/12/2018 às 18:15 - Atualizado em 07/12/2018 às 19:16

Natal do Sesc RJ e Senac RJ terá mais de 200 atrações na Região Serrana

Natal do Sesc RJ e Senac RJ terá mais de 200 atrações na Região Serrana
Natal do Sesc RJ e Senac RJ terá mais de 200 atrações na Região Serrana

Inspirados nas mais tradicionais manifestações regionais, a Fecomércio RJ, o Sesc RJ e o Senac RJ trazem para a Região Serrana do estado do Rio o Natal É A Gente Que Faz, uma grande viagem pelas nossas tradições, guiada pelos sonhos que marcam o Natal: amor, paz, confraternização, oportunidade, igualdade, esperança e muita solidariedade. 

Em sua segunda edição, o nosso Natal está ainda maior. Enquanto em 2017 tivemos Petrópolis como ponto central, em 2018, Petrópolis, Nova Friburgo e Teresópolis também serão cidades-sede, concentrando grande número de atrações. 

Além disso, o evento levará uma programação variada para diversas Unidades Sesc e Senac distribuídas por todo o estado e espaços públicos, como praças e parques. Este ano, os eventos também chegarão a outros distritos e municípios, como a cidade de Duas Barras, que receberá diversas atividades do evento.

O Sesc RJ vai celebrar a data com uma extensa programação cultural com mais de 200 atrações, de 8 de dezembro a 6 de janeiro, com temas de artes cênicas, artes visuais, audiovisual, música e literatura. A programação é toda gratuita ou com ingresso solidário trocado por alimentos não perecíveis que serão revertidos ao programa Mesa Brasil Sesc

Já o Senac RJ, desde o dia 6 de dezembro, participa com uma série de workshops para ensinar técnicas de decoração e gastronomia natalina. Entre eles estão montagem de mesa de Natal, bolo de reis, biscoitos decorados e cupcakes, panetone e chocotone, salada natalina, drinks com espumante, arranjos florais natalinos e guirlanda com suculentas. 

O Senac RJ também conduzirá uma campanha de arrecadação de alimentos que serão revertidos ao programa Mesa Brasil, um programa que combate a fome e o desperdício, alimentando os sonhos e a esperança de muita gente.

Toda a linha curatorial norteadora da agenda é o resgate da cultura popular, com destaque para a tradição da Folia de Reis, que tem forte representatividade no estado do Rio, em especial a Região Serrana. Também chamada de Reisado ou Festa de Santo Reis, é uma festa popular e tradicional brasileira das mais emblemáticas do país. 

No Brasil, a festa é celebrada em diversas regiões do país. Os estados onde essa tradição está mais presente são: Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo e Goiás. Em 2017, o Conselho Estadual de Patrimônio de Minas Gerais declarou a Folia de Reis como Patrimônio Imaterial do Estado.

A programação completa pode ser consultada em www.natalsescsenac.com.br