29/10/2018 às 16:18 - Atualizado em 01/11/2018 às 17:34

Novas etapas do programa de qualificação para sindicatos acontecem em novembro

Novas etapas do programa de qualificação para sindicatos acontecem em novembro
Alexandre Macieira Novas etapas do programa de qualificação para sindicatos acontecem em novembro

O segundo módulo do Programa de Desenvolvimento para Dirigentes Sindicais (ProSind) acontecerá no dia 5 de novembro, no auditório da Fecomércio RJ, no Flamengo. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail diretoria@fecomercio-rj.org.br ou pelos telefones (21) 3138-1119 / 3138-1190.

O programa é uma parceria da Fecomércio RJ com a CNC, e oferece aos dirigentes e profissionais que atuam nos sindicatos qualificação, atualização dos modelos de gestão, de acordo com práticas modernas adotadas em diversos pontos do país. O objetivo é fortalecer as entidades sindicais, orientando e incentivando-os a criar e oferecer maior oferta de serviços, estimulando assim maior proximidade com as empresas associadas.

No próximo módulo, serão abordados temas ligados a negociações coletivas no cenário da Reforma Trabalhista, com as principais mudanças impostas pela nova legislação do trabalho; e casos de produtos e serviços, com a apresentação de atuações inovadoras dos sindicatos em prol dos empresários. 

As palestras do dia 5 de novembro serão ministradas por Jacqueline Lippi, ex-juíza do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região, e por Ivo Dall’Acqua Júnior, vice-presidente da Fecomércio SP, especializado em relações trabalhistas e que também participou do primeiro módulo do programa. O seminário terá início às 10h30 e irá até as 15h30.

A primeiro parte do ProSind foi realizada no dia 17 de outubro e contou com a participação do renomado sociólogo José Pastore, professor da USP e um dos maiores especialistas do país em Relações do Trabalho, que fez a abertura do Programa. Também palestraram a advogada da Divisão Sindical da CNC, Lidiane Nogueira, que trouxe um novo olhar sobre assuntos como o papel dos sindicatos, enquadramento e contribuições; além de Ivo Dall’Acqua Júnior, O público presente pôde tirar suas dúvidas, com a realização de perguntas aos palestrantes.

Veja também

Sindicatos participam de programa de capacitação na Fecomércio RJ
Os seminários abordam os mais modernos modelos de gestão voltados para a estrutura sindical brasileira