06/02/2019 às 17:44 - Atualizado em 06/02/2019 às 17:54

Pesquisa aponta aumento no faturamento do comércio de Teresópolis com eventos de Natal

Pesquisa aponta aumento no faturamento do comércio de Teresópolis com eventos de Natal
Jorge Maravilha/Prefeitura de Teresópolis O estudo foi apresentado ao prefeito de Teresópolis, Vinicius Claussen, e seus secretários, na sede da prefeitura

Pesquisa da Fecomércio RJ, realizada com empresários de Teresópolis durante os meses de dezembro de 2018 e janeiro de 2019, mostrou que o comércio local registrou aumento das vendas com a realização dos eventos do “Natal É A Gente Que Faz”, promovidos pelo Sesc e Senac RJ na região durante o período.

O estudo foi apresentado ao prefeito de Teresópolis, Vinicius Claussen, nesta terça-feira, dia 05, na sede da prefeitura. Os dados poderão servir de base para novas ações estratégicas com o Sistema Fecomércio RJ, a fim de estimular a economia local. O objetivo do encontro foi discutir as possíveis parcerias do Fecomércio/Sesc/Senac RJ com a prefeitura nos eventos previstos para 2019.

Também participaram do encontro a diretora regional do Sesc RJ, Regina Pinho, diretores e representantes locais do Sesc e Senac RJ, além dos secretários municipais de Turismo e Cultura, Cléo Jordão; de Trabalho, Emprego e Renda, Vinicius Oberg Guedes; e de Ciência e Tecnologia, Rolf Danziger.

A secretária de Turismo e Cultura apresentou o calendário oficial de eventos 2019, que é dividido por temas, com atividades relacionadas. De acordo com o prefeito, um de seus objetivos é investir na vocação natural do município: “Teresópolis tem uma vocação muito grande para o Turismo, mas faltava planejamento e organização. Hoje estamos com uma conjuntura alinhada e temos um cenário ideal para assumirmos esse protagonismo”, afirmou Claussen.

Os representantes do Sesc e Senac RJ apresentaram ao prefeito e sua equipe os principais projetos e ações das instituições, em especial aqueles que possam render parcerias que beneficiem a população e economia da cidade, realização de eventos e oferta de cursos, entre outras atividades, acarretando incrementos nas atividades comerciais e geração de emprego.

 

Pesquisa aponta crescimento com eventos

O levantamento aponta que o aumento da demanda superou as expectativas dos comerciantes, pois embora somente 22,4% dos empresários tenham aumentado seus estoques prevendo maior procura, 46,2% deles notaram significativo aumento na demanda pelos seus produtos/serviços durante o período.

O percentual de estabelecimentos que constataram crescimento no faturamento em relação ao ano anterior foi de 42,4% dos entrevistados. A maioria dos empresários consultados (69,8%) também afirmou acreditar que a realização do evento trouxe benefícios para a cidade. Além disso, 86,8% dos comerciantes também disseram que o evento deve ser realizado outras vezes, sendo que 70,8% desejam que se incorpore ao calendário de atrações, acontecendo indefinidamente.

Para o economista-chefe da Fecomércio RJ, João Gomes, o estudo indica que o comércio e serviços de Teresópolis podem se beneficiar diretamente ainda mais com o movimento de turistas e moradores gerado pelas atrações. "A pesquisa mostra que a tendência para 2019 é muito positiva, e o alinhamento entre o Sistema Fecomércio RJ e a prefeitura fortalece ainda mais o impacto positivo que os eventos trarão para a economia da cidade", afirma.