13/01/2021 às 12:51 - Atualizado em 13/01/2021 às 13:04

Projeções do IFec RJ são reconhecidas em ranking do Banco Central

Este é um importante reconhecimento do setor de pesquisas econômicas, tendo em vista que estão habilitadas para realizar previsões no Banco Central.
Getty Images Este é um importante reconhecimento do setor de pesquisas econômicas, tendo em vista que estão habilitadas para realizar previsões no Banco Central.

O Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ) tem uma boa notícia para o setor: em menos de dois anos, a instituição - que realiza pesquisas e estudos sobre o comércio de bens, serviços e turismo do estado do Rio de Janeiro – foi citada como a terceira colocada nas projeções do Banco Central do Brasil de Curto Prazo para Taxa Selic, competindo com instituições de grande porte do país inteiro.

Este é um importante reconhecimento do setor de pesquisas econômicas, tendo em vista que estão habilitadas para realizar previsões no Banco Central aproximadamente 140 instituições como bancos, gestoras de recursos, consultorias e empresas do setor real. 

O ranking mensal é elaborado para 3 variáveis (Selic, IPCA e taxa de câmbio) e avalia as projeções realizadas no curto e no médio prazos. Existe, ainda, o ranking anual, que considera as projeções informadas em cada um dos 12 meses do ano para o indicador anual publicado no ano subsequente.