15/04/2019 às 15:47 - Atualizado em 17/04/2019 às 15:25

Projeto de educação complementar do Sesc RJ será apresentado em colóquio internacional na Suíça

Sesc+ Infância será apresentado no 5º Colóquio Internacional sobre Desigualdades Escolares
Pixabay.com Sesc+ Infância será apresentado no 5º Colóquio Internacional sobre Desigualdades Escolares

O programa Sesc+ Infância será apresentado para educadores e pesquisadores de diferentes partes do mundo neste mês na Suíça, durante o 5º Colóquio Internacional sobre Desigualdades Escolares, que acontece dias 24 e 25 de abril na cidade de Lausanne. No programa de educação integral, o Sesc RJ oferece atividades no contraturno escolar para crianças entre 6 e 12 anos em 9 unidades no estado.

O projeto acontece nas unidades de Madureira, Tijuca, Duque de Caxias, São João de Meriti, Nova Iguaçu, Niterói e Campos, além das unidades olímpicas do Parque Radical de Deodoro e Arena Carioca 3, com a realização de atividades nas escolas parceiras. Ele é gratuito e dirigido a crianças de famílias com renda de até três salários mínimos, prioritariamente dependentes de trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo.

O Sesc+ Infância tem como referência a Sociologia da Infância, que considera o brincar um elemento primordial nas práticas voltadas para as culturas infantis. Nas unidades do Sesc RJ, as atividades contam com espaços como bibliotecas, teatros, quadras esportivas, galerias de exposição, salas de música e dança, além de áreas ao ar livre. Entre as principais características está o protagonismo e a autonomia dada às crianças. Elas são agentes ativos do seu próprio aprendizado e desenvolvimento ao tomarem, em consenso, decisões sobre as atividades a serem realizadas no dia a dia, o que favorece e estimula também o convívio social e o respeito ao próximo. 

Destaque internacional, o projeto foi apresentado na última edição do Congresso Mundial sobre Infância, Adolescência e Juventude, realizado em Monterrey, no México. Em razão da sua comprovada excelência nessa área, o Sesc RJ foi convidado a sediar a próxima edição do evento, que ocorrerá em outubro, na unidade de Copacabana.