29/10/2019 às 17:52 - Atualizado em 04/11/2019 às 16:30

Reage, Rio! reúne empresários para debater ideias e melhorias para o estado

Presidente Queiroz participou do encontro que aconteceu na última segunda-feira, com objetivo de retomar a autoestima do Rio de Janeiro
Camila Zarur Presidente Queiroz participou do encontro que aconteceu na última segunda-feira, com objetivo de retomar a autoestima do Rio de Janeiro

Um evento para quem acredita na força do Rio e quer investir em mudanças que possam melhorar a vida de quem vive no estado. Em sua sexta edição, o movimento “Reage, Rio!” promoveu a união e a participação da sociedade diante do cenário de crise. Na manhã do dia 28, no Teatro XP Investimentos, no Leblon, representantes da sociedade e de empresas participaram de um debate sobre as iniciativas necessárias para tornar o Rio um lugar ainda melhor para viver e empreender.

O presidente Antonio Florencio de Queiroz Junior participou do painel “O Rio para os cariocas — A importância de se ocupar as ruas da cidade”, ao lado do empresário do rama de restaurantes, Marcelo Torres, e do presidente do comitê executivo da União Internacional de Arquitetos, Sérgio Magalhães, que traz para o Rio, em julho de 2020, o maior evento de arquitetura do mundo.

Em sua fala, o presidente do Sistema Fecomércio RJ ressaltou que encontros que resultam em movimentos como o “Reage, Rio!” são essenciais para a troca de ideias entre as instituições e a sociedade. “O Rio começou a recuperar o terreno perdido: o saldo de empregos voltou a ficar positivo, e o movimento do comércio já dá sinais de recuperação. A expectativa é ter o melhor dezembro desde 2014”, afirmou Queiroz.

reage_rio_-_o_globo-.jpg

O empresário destacou, ainda, que o maior capital do estado é a população, que deve ser valorizada. Para isso, é preciso gerar oportunidades e dar dignidade aos cariocas e fluminenses. “Sessenta e dois por cento das pessoas acreditam que o combate à violência deve ser feito pela inclusão, trazendo mais oportunidades. Vamos resolver isso com capacitação, com geração de empregos. As pessoas não querem caridade, querem dignidade para sustentar suas famílias”.

02_-_reage_rio_28.10.19_0.jpeg

Para o arquiteto Sérgio Magalhães, refletir sobre o Rio e propor iniciativas são condições essenciais para nós enfrentarmos os desafios que teremos pela frente.

“O estado precisa reagir. Para isso, é necessário conhecer os problemas e ter propostas para sugerir”, destacou Magalhães.

Na sequência, a partir das 11h45m, o seminário apresentou o debate “Eu escolho o Rio — A opção de investir na cidade”, com a participação da diretora do Cordon Bleu Brasil, Sofia Mesquita, do CEO da IMM Esporte e Entretenimento, Alan Adler, e também do fundador do grupo Multiplan, José Isaac Peres, que reforçou a atmosfera empreendedora do Rio. “Temos que comunicar melhor as coisas boas do Rio, mostrar que a cidade tem uma atmosfera única para o ambiente de negócios”, ressaltou o empresário.

Outro convidado do evento, Roberto Medida, presidente do Rock in Rio reafirmou que o Rio de Janeiro está pronto, com belezas naturais, a rede de hotéis mais moderna da América do Sul e atrativos culturais. Para o empresário, está na hora de discutir um projeto de gestão para o Rio. 

O evento "Reage, Rio!" foi realizado pelos jornais O Globo e Extra, com oferecimento do Senac RJ e Sesc RJ, patrocínio da Multiplan e apoio da Fecomércio-RJ.