09/08/2019 às 12:37 - Atualizado em 10/09/2019 às 15:13

Salão Estadual do Turismo traz cidades do interior à capital

Evento estima de público de 30 mil pessoas
Sec. de Turismo do estado RJ Evento estima de público de 30 mil pessoas

Paralelamente à segunda semana do Rio Gastronomia, de 22 a 25 de agosto, Fecomércio RJ, Senac RJ e Sesc RJ estarão presentes no Salão Estadual de Turismo. O evento, organizado pela Secretaria Estadual de Turismo (Setur RJ), ocorre no Armazém 2, do Píer Mauá, e tem como principal objetivo expor atrativos e estrutura das 12 regiões turísticas do Estado do Rio. Em uma área de 3,5 mil m2, o salão contará com cinco grandes áreas denominadas:

Encantamento, onde os municípios apresentarão alguns equipamentos turísticos e manifestações culturais típicas;

Informação, espaço onde as 12 regiões estarão representadas e fornecerão abordagens sobre o receptivo em suas cidades;

Comercialização, área em que empresas turísticas estarão comercializando seus produtos, como hospedagem, viagens e passeios;

Artesanato, feira de exposição e venda de artesanato típico dos municípios fluminenses; e,

Núcleo do conhecimento, auditório com 200 lugares, onde Sesc, Senac, Sebrae e Setur irão realizar palestras e painéis envolvendo discussões relevantes e atuais sobre o segmento turístico. 

Profissionais do setor e público que visitarem o Salão Estadual do Turismo do Rio de Janeiro poderão conhecer estas e outras atrações de todos o Estado. Otávio Leite, secretário de Estado de Turismo do Rio de Janeiro, ressalta que o Estado do Rio tem vocações múltiplas. “O Salão Estadual do Turismo é um esforço concentrado num ambiente bem lúdico. É uma organização que há mais de 8 anos não acontecia, que nos dará a oportunidade de termos, num mesmo lugar, a presença de todos os setores de regiões importantes, apresentando suas atrações, mostrando os pacotes que podem ser consumidos, enfim, movimentando o turismo para o consumidor da capital e do interior. Será uma grande festa onde o público, que poderá conhecer as maravilhas do interior do Estado do Rio de Janeiro”.

A Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação está motivada com o retorno da realização do Salão Estadual de Turismo. "A volta do salão é 100% positiva para o estado. Apoiamos totalmente a iniciativa e esperamos que se repita sempre. O Salão Estadual de Turismo é um evento de grande importância, pois reúne dados sobre diferentes pontos e atrativos dos municípios, inclusive do interior. A feira contribuirá para expandir o setor no estado e chamar a atenção para o nosso imenso potencial. Precisamos de uma agenda cada vez mais sólida e variada em torno das nossas belezas naturais e atividades turísticas", defende Alexandre Sampaio, presidente da FBHA. 

Ao lado da Setur RJ e do Sebrae RJ, em um espaço de 100m², Fecomércio RJ, Sesc RJ e Senac RJ irão abordar as iniciativas desenvolvidas em prol do turismo fluminense. O Senac RJ irá apresentar seu portfólio de soluções educacionais e os resultados da capacitação profissional realizada pela instituição nas áreas de Turismo, Hotelaria, Gastronomia e Eventos. Também serão destacadas as ações dos Comitês Técnicos Setoriais do Turismo, reuniões de escuta do mercado realizadas nos municípios de Cabo Frio, Petrópolis, Paraty e Rio de Janeiro, que levantaram as demandas e necessidades dos empresários e instituições públicas e privadas que atuam no segmento turístico. O Sesc RJ vai comentar os resultados de suas iniciativas de Turismo Social, bem como das unidades hoteleiras no estado. 

“A Federação do Comércio reconhece e valoriza a vocação natural das regiões fluminenses para o Turismo e a relevância do setor como gerador de empregos e renda. Temos o maior prazer em participar do Salão Estadual de Turismo e, ao lado das associações que formam o Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da Fecomércio RJ (Cetur RJ), Sesc RJ, Senac RJ e Sebrae RJ fortalecer esta iniciativa tão importante para jogar luz sobre os atributos turísticos de todo o nosso estado”, destaca Antonio Florencio de Queiroz Junior, presidente da Fecomércio RJ.

O otimismo é compartilhado pela Apresenta. “O Salão é uma marca do Rio. É uma ferramenta de estímulo das parcerias entre os municípios e o setor empresarial. Ajuda a promover a ampla integração das diversas regiões fluminenses com a divulgação dos seus principais produtos turísticos e estabelecendo uma forte relação comercial entre si. Os eventos são fontes genuínas de entretenimento e estão presentes por todo o Estado do Rio. Tem sido uma das molas propulsoras da economia, com forte influência na geração de empregos, na atração de investimentos e na promoção dos destinos”, ressalta o presidente da Apresenta, Pedro Guimarães.

O retorno do Salão Estadual de Turismo é uma excelente notícia para o trade turístico fluminense. "Para um estado com vocação turística, como o Rio de Janeiro, é fundamental contarmos com esta oportunidade de reunir informação, experimentação e, principalmente, divulgação de nossos produtos e serviços, oportunizando a representação de todas as nossas regiões turísticas em um só espaço. Nos último cinco anos, justamente o período em que o evento foi interrompido, nosso estado passou por grandes transformações, tendo a capital como protagonista, então o Pier Mauá, vitrine desta transformação, foi uma excelente escolha para sediar este grande retorno do Salão à agenda do Turismo", afirma Alfredo Lopes, presidente da ABIH-RJ.

Cristina Fritsch, presidente da Abav RJ, que também participará da iniciativa, fortalece a importância da iniciativa. “A volta do Salão Estadual de Turismo é um marco para o Rio de Janeiro e mostra o compromisso deste governo em estimular a economia do nosso Estado. Este evento ratifica a força do turismo como uma mola propulsora e geradora de empregos e renda e certamente irá estimular os cariocas a conhecerem todas as belezas que oferecemos a poucas horas da capital”, destaca Fritsch.

"A volta do Salão do Turismo ajuda a conhecermos os atrativos do Estado do Rio e com isso movimentar o nosso segmento de bares e restaurantes", comemora Fernando Blower, Presidente do SindRio.

A ABOTTC, que representa os trens turísticos, também participará do evento. “O Trem do Corcovado estará representando o conjunto de trens turísticos do Brasil, reunidos na ABOTTC. Será uma oportunidade excepcional de colocar estes produtos na vitrine do agente de viagem, além da facilidade de trocar experiências e atualizar questões do mercado de turismo do Rio de Janeiro, no mesmo espaço e no mesmo tempo”, enfatizou o empresário Sávio Neves.

Entre as metas do Salão Estadual de Turismo destaca-se o estímulo à ampliação da oferta turística fluminense e a integração de ações entre os setores público e privado. Outro objetivo importante será despertar o público visitante para as diversas alternativas que o estado do Rio de Janeiro apresenta no turismo, valorizando a riqueza dos segmentos, identidades e peculiaridades regionais. A entrada é gratuita.

.

 

salao_do_turismo_-_imagem_ilustrativa_de_divulgacao_do_evento.jpg

salao_do_turismo_1-_imagem_ilustrativa_de_divulgacao_do_evento.jpg