07/02/2019 às 15:45 - Atualizado em 08/02/2019 às 19:25

São Gonçalo recebe Unidade Móvel de Saúde da Mulher

Sesc RJ inaugura em São Gonçalo Unidade Móvel onde são feitos Mamografia e Papanicolaou
Carlos Erbs Jr. O presidente do Sistema Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior inaugurou a Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher, junto com representantes do Sesc

O Sesc RJ inaugurou na última quarta-feira (6/2), às 9h30, em sua unidade de São Gonçalo, a Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher, veículo equipado com moderna tecnologia para exames de mamografia e preventivo do câncer de colo de útero (Papanicolaou). A unidade ficará estacionada no local por 60 dias úteis, iniciando os atendimentos no dia seguinte à inauguração. Durante o período, o equipamento será um braço do sistema municipal de saúde e receberá apenas pacientes encaminhadas via Sistema de Regulação (Sisreg) – mulheres entre 50 e 69 anos, para mamografia, e entre 25 e 64 anos, para o Papanicolaou.

A Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher funciona em um caminhão de 9mx3m, dividido em duas salas, uma equipada com mamógrafo e outra com mesa ginecológica para realização do preventivo. O funcionamento é de segunda a sexta (exceto feriados), das 9h às 18h, o que lhe dá uma capacidade de realizar cerca de 1.500 Papanicolaou e 1.500 mamografias no período de 60 dias, podendo chegar com o tempo a 1.800.

Após o exame de mamografia, as imagens de Raio-X serão remetidas via online ao Hospital de Câncer de Barretos (SP), também conhecido como Hospital de Amor. A instituição, que é referência nacional no tratamento do câncer, fará o laudo e o encaminhará à Secretaria Municipal de Saúde, que, por sua vez, fará a devolutiva aos pacientes. A intenção é que os resultados fiquem prontos em aproximadamente 15 dias a partir da realização dos exames, sendo esse trâmite mais rápido um dos grandes diferenciais da Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher. Tradicionalmente, em razão do déficit desses equipamentos e da grande demanda, há casos em que mulheres aguardam de 3 a 9 meses para obter o laudo após a realização dos exames.

O câncer de mama é o mais comum entre mulheres no Brasil (depois do câncer de pele não-melanoma), e o de colo de útero, o terceiro, segundo informações do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Nos dois casos, a detecção precoce é a maior ferramenta para a cura da doença. O Papanicolaou deve ser feito a cada 3 anos na faixa etária entre 25-64 anos, depois que os dois primeiros realizados a intervalo de 1 ano mostram-se normais. Já a mamografia deve ser realizada, na faixa entre 50-69 anos, bianualmente.

Com a Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher, o Sesc RJ amplia sua capilaridade no estado, trazendo um ganho para seus habilitados, dependentes e segmentos mais vulneráveis da população fluminense. Depois de São Gonçalo, o veículo partirá para outros municípios, itinerando pelo estado, a exemplo das unidades móveis OdontoSesc e BiblioSesc. 

 

um-saude-mulher-mamografia-cred-erbs_jr.jpg

um-saude-mulher-papanicolau-cred-erbs_jr.jpg

um-saude-mulher-veiculo-cred-erbs_jr.jpg

Fotos:Carlos Erbs Jr.