03/01/2019 às 16:40

Sebrae RJ dá posse à sua nova diretoria

Francisco Wesley O presidente da Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior, foi eleito em dezembro e assumiu a presidência do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae RJ

O presidente da Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior, tomou posse na quinta-feira, dia 03, da presidência do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae RJ para o quadriênio 2019-2022. O cargo foi transmitido pelo presidente anterior, Jésus Mendes Costa.

Durante a cerimônia, realizada na sede do Sebrae RJ, no Centro, foram também empossados o vice-presidente do CDE, Carlos Di Giorgio; o diretor superintendente, José Domingos Vargas; o diretor de Produtos e Atendimento, Júlio Cezar Rezende de Freitas; e o diretor de Desenvolvimento, Sérgio Gomes Malta. Tomaram posse, ainda, os membros do Conselho Fiscal.

Em seu discurso, Antonio Queiroz destacou a integração com outras instituições do Sistema S, em especial a Fecomércio/Sesc/Senac RJ, que deixou à disposição para parcerias em prol do desenvolvimento. A aproximação das instituições representa um marco no alinhamento do Sistema do Comércio, responsável pela maior parte da composição do PIB fluminense, com as políticas de incentivo do Sebrae RJ às micro e pequenas empresas, que são responsáveis por 98% dos empreendimentos dos setores representados pela Fecomércio RJ.

Queiroz lembrou ainda da necessidade de atualização e modernização da atuação do Sebrae RJ, em consonância com a evolução e os anseios da sociedade: “Todos nossos parceiros têm mais voz com as redes sociais, e buscam mais interatividade e compartilhamento de ideias e práticas. Com 42 anos, a entidade chegou no momento de seu reposicionamento, exigindo maior foco na atuação como agência de fomento ao empreendedorismo, com protagonismo na criação de políticas públicas, formação de redes e inciativas de desburocratização”, afirmou.

O novo presidente do CDE chamou ainda a atenção para a possibilidade de cortes de verbas do Sistema S, que exigirá uma gestão ainda mais enxuta e eficiente. “Precisamos trabalhar preventivamente, já otimizando a utilização de recursos e procurando dirigi-los para atividades econômicas que sejam o diferencial do Estado do Rio, como o Turismo, por exemplo, sem deixar de lado as ações de capacitação empresarial e inovação”, concluiu Queiroz.

Após a cerimônia, Antonio Queiroz falou aos funcionários da Instituição, no auditório, agradecendo a recepção e enfatizando a união e empenho de cada um para superar o momento de crise pelo qual o Estado do Rio ainda atravessa.

O Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae RJ funciona como uma assembleia geral, escolhendo a diretoria executiva da instituição. Sua função é coordenar e orientar no âmbito do Estado do Rio de Janeiro programas técnicos, projetos e atividades de apoio às micro e pequenas empresas, em conformidade com as políticas nacionais de desenvolvimento.

Além de presidir o CDE, Antonio Florencio de Queiroz Junior é presidente da Fecomércio RJ desde abril de 2018. Aos 61 anos, atua no setor de material elétrico e eletrônico, na direção de empresas e na representação sindical, presidindo o Sindicato do Comércio Varejista de Material Elétrico, Eletrônicos e Eletrodomésticos do Rio de Janeiro (Simerj). Ocupa também o Comitê Gestor do Programa Compra Rio, da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico.