06/11/2018 às 14:30 - Atualizado em 07/11/2018 às 13:58

Segundo módulo de treinamento para sindicatos aborda negociações e representatividade

Alexandre Macieira A ex-juíza do TRT1, Jacqueline Lippi. fala sobre a importância do negociador nas relações sindicais

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio de Janeiro (Fecomércio RJ) promoveu nesta segunda-feira, dia 05, o segundo módulo do Programa de Desenvolvimento para Dirigentes Sindicais (ProSind), evento pioneiro de qualificação e atualização dos modelos de gestão dos sindicatos. O encontro contou com palestras da ex-juíza do TRT da 1ª Região, Jacqueline Luppi, e do vice-presidente da Fecomércio SP, Ivo Dall’Acqua.

Jacqueline Lippi falou a respeito das negociações coletivas dentro da Reforma Trabalhista, com ênfase no papel do negociador. A ex-magistrada frisou a necessidade de qualificação de quem exerce esta função nos sindicatos, especialmente em relação à forma de condução da negociação. “O negociador não pode mais ser uma função de improviso, mas sim uma pessoa trabalhada e preparada para isso, com capacitação profissional ou treinamento, independente da sua área de origem, seja administrativa ou jurídica”, afirmou Jacqueline.

“É preciso profissionalizar. Com a reforma trabalhista, o processo de negociação vai se alongar e se aperfeiçoar”, complementou a ex-juíza, que falou também sobre o empenho da Fecomércio RJ em atualizar a atuação dos sindicatos: “A Federação tem interesse em dar assistência aos sindicatos e vem trazendo negociadores e disponibilizando sua equipe para dar suporte, ajudando as entidades a incrementarem seus serviços com a oferta de profissional especializado no assunto a seus associados”, concluiu Jacqueline.

Em sua apresentação, o vice-presidente da Fecomércio SP, Ivo Dall’Acqua, abordou os desafios da representação sindical depois da reforma trabalhista, destacando o aumento da importância da prestação de serviços para os empresários. Dall’Acqua mostrou um panorama da atuação da Federação paulista neste sentido.

Para Ivo, é importante que os sindicatos atraiam mais associados, para que sejam mais representativos. “Não podemos pensar na entidade sindical pelo tamanho, mas sim por sua representatividade, que decorre pelo reconhecimento da entidade e do seu trabalho para as empresas”, afirmou.

Terceiro módulo
O terceiro e último módulo do ProSind acontece no dia 12 de novembro. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail diretoria@fecomercio-rj.org.br ou pelos telefones (21) 3138-1119 / 3138-1190.

O programa é uma parceria da Fecomércio RJ com a CNC, e oferece aos dirigentes e profissionais que atuam nos sindicatos qualificação, atualização dos modelos de gestão, de acordo com práticas modernas adotadas em diversos pontos do país. O objetivo é fortalecer as entidades sindicais, orientando e incentivando-os a criar e oferecer maior oferta de serviços, estimulando assim maior proximidade com as empresas associadas.