12/03/2019 às 16:56

Senac RJ lança curso de Pesquisa, Planejamento e Desenvolvimento de Coleção

Primeiras turmas terão início em março em Copacabana e na Barra da Tijuca
Pixabay.com Primeiras turmas terão início em março em Copacabana e na Barra da Tijuca

Quem busca iniciar carreira de moda ou aprimorar o conhecimento na área de criação e estilo, conta agora com o novo curso do Senac RJ de Pesquisa, Planejamento e Desenvolvimento de Coleção. As inscrições já estão abertas para as primeiras turmas, que iniciam ainda em março nas unidades Copacabana e Marapendi (Barra). Mais informações e documentação para matrículas podem ser obtidas pelo telefone 4020-2101 ou no site www.rj.senac.br, onde podem ser realizadas pré-reservas de vaga.

Para comentar o cenário desse mercado de atuação e apresentar a oportunidade para estudantes, profissionais e entusiastas de moda, será realizada no dia 21, às 19h, na unidade Copacabana, uma mesa redonda com a empresária Rosilane Jardim, da marca Karamello, e Márcia Disitzer, jornalista da Revista Ela. As inscrições serão gratuitas, através do link http://relacionamento.rj.senac.br/forms/index.asp?id=1504

O novo curso vai ensinar competências para elaborar o planejamento de coleção de moda a partir de pesquisas de tendências e comportamentos de consumo, estudo de cores e materiais têxteis. As aulas irão apresentar soluções criativas para construção de mapa de produtos, esboços de croquis e fichas técnicas digitais, analisando a viabilidade técnica da coleção. Ao final do programa, que têm duração de 3 meses, os alunos poderão atuar na área de criação e estilo de marcas de moda ou na sua própria confecção.

Além das tradicionalmente sazonais primavera/verão e outono/inverno, os alunos terão habilidade de desenvolver, por exemplo, coleções-cápsula, recurso muito utilizado atualmente por marcas slow fashion, que buscam fazer pequenas coleções a partir de peças criadas de forma mais sustentável.

 

Mercado da Moda

O setor de moda não para de crescer. Emprega no Brasil 1,5 milhões de trabalhadores diretos e gera 8 milhões de empregos indiretos e efeito renda, segundo dados da ABIT (Associação Brasileira de Indústrias Têxtil e Confecções). E, de acordo com um levantamento do Senac RJ no ramo de varejo, a participação fluminense no segmento (7,6%) supera a do Brasil (6,2%). Em 2018, a instituição de ensino registrou 65% de empregabilidade de seus alunos de moda no mercado profissional.

Senac RJ

O Senac RJ é uma instituição de ensino que atua há 73 anos na profissionalização de mão de obra para o setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo no Estado do Rio de Janeiro. Com 39 unidades em todo o estado, a instituição investe fortemente em inclusão social por meio de capacitação para o mercado de trabalho e é reconhecida como referência na oferta de cursos profissionalizantes, tendo atingido a marca de 70% de empregabilidade nos últimos anos.

Serviço:

Senac RJ

Curso Pesquisa, Planejamento e Desenvolvimento de Coleção

Pré-reservas: www.rj.senac.br

Informações: no site ou pelo telefone 4020-2101

Valor: 6 parcelas de R$ 169,00

 

Unidade Copacabana – Rua Pompeu Loureiro, 45

Início das aulas: 25 de março

Horário: segundas e quartas, das 8h às 12h

 

**Mesa redonda com profissionais da moda (Rosilane Jardim e Márcia Disitzer)

Dia 21 de março, às 19h

Inscrições: http://relacionamento.rj.senac.br/forms/index.asp?id=1504

 

Unidade Marapendi – Av. das Américas, 3959 – Barra da Tijuca

Início das aulas: 26 de março

Horário: terças e quintas, das 13h às 17h