28/02/2019 às 17:01

Sesc e Senac RJ oferecem capacitação para agentes da Operação Lei Seca e Segurança Presente

Parceria do Sistema Fecomércio RJ com Governo do Estado promove treinamentos para qualificar agentes, aprimorando os serviços à população
Divulgação Parceria do Sistema Fecomércio RJ com Governo do Estado promove treinamentos para qualificar agentes, aprimorando os serviços à população

O Sistema Fecomércio RJ promoveu nesta quinta-feira, dia 28, no Palácio Guanabara, aulas de capacitação para mais de 100 agentes da Operação Lei Seca e do Programa Segurança Presente, a fim de qualificar o atendimento nas abordagens ao público durante as ações. Neste primeiro momento, os agentes terão aulas de inglês e espanhol, ministradas por profissionais do Sesc RJ, com o objetivo de facilitar a comunicação com turistas. Os instrutores do Sesc RJ ensinaram termos, expressões e diálogos em ambos os idiomas usados em abordagens de turistas e nas ocorrências mais comuns atendidas pelos agentes, como pedidos de informações, perda de documentos, emergências medicas e policiais, entre outras.

Os instrutores do Sesc RJ também ouviram dos agentes diversos relatos de situações vivenciadas nas ruas. As informações servirão de insumo para a produção de vídeos que serão disponibilizados no canal do Sesc RJ no Youtube com lições ainda mais focadas nas necessidades dos agentes, não apenas no Carnaval, mas no seu dia-a-dia. A iniciativa faz parte de um conjunto de ações de apoio da Fecomércio, Sesc e Senac RJ aos programas do Governo do Estado, por meio de parceria para oferta de serviços, capacitando, treinando e qualificando equipes que atuam em diversos setores.

Na quarta-feira, dia 27, aconteceram também aulas de capacitação para agentes de educação da Operação Lei Seca, na sede da Fecomércio RJ, no Flamengo. O intuito é aprimorar os conhecimentos do grupo e aperfeiçoar sua capacidade de conscientização e prevenção no trânsito. O treinamento abordou temas como o trabalho com idosos e crianças, além de sustentabilidade e autoconhecimento e foi conduzido por uma equipe do Sesc RJ.

Antes do início das palestras, o presidente da Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior e a diretora regional do Sesc RJ, Regina Pinho receberam os agentes portadores de necessidades especiais. “Estamos de portas abertas e prontos para ajudar na capacitação e treinamento, a federação, através do Sesc e Senac RJ vão realizar cada vez mais ações como essa. Temos as ferramentas e a expertise para ajudar no aperfeiçoamento de cada uma de vocês”, destacou o presidente.   

As atividades educativas da Lei Seca são de caráter preventivo-pedagógico e buscam conscientizar a população, mudando seus hábitos. Com o título “Mudança de Comportamento na Sociedade”, as palestras são ministradas por uma equipe composta de um chefe de equipe e quatro agentes PCDs (pessoas com deficiência). Em 2018, foram realizadas cerca de 1.400 ações educativas e mais de 470 palestras, para um público que vai do infantil até o adulto.

sesc_rj_aula_de_idiomas_cred-heliomelo_1_0.jpg

img-5486.jpg

img-5444.jpg

img-5453_0.jpg