04/09/2019 às 11:01 - Atualizado em 10/09/2019 às 13:48

Sesc RJ e Museu Nacional/UFRJ promovem festival com atrações gratuitas

Visitantes participaram de 56 diferentes atividades na Quinta da Boa Vista
Divulgação Visitantes participaram de 56 diferentes atividades na Quinta da Boa Vista

O Museu Nacional/UFRJ, em parceria com o Sesc RJ, promoveu, nos dias 31 de agosto (sábado) e 1º de setembro (domingo), o Festival Museu Nacional Vive, na Quinta da Boa Vista. Ao todo, o público teve acesso a 14 diferentes atividades trazidas por pesquisadores do Museu Nacional e outras 42 levadas por colaboradores das unidades do Sesc no Rio de Janeiro.

A primeira tenda reuniu atividades de prestação de contas, com a participação da Associação de Amigos do Museu Nacional, do Escritório Técnico da Instituição e da Equipe de Resgate. Nesse contexto do resgate, ocorreu a mostra de Antropologia Biológica: o acervo transformado pelo Fogo; além de uma Oficina de Arqueologia, no sábado, e uma Oficina de Etnologia, no domingo.

Destaques

Durante o fim de semana, os visitantes tiveram a oportunidade colorir imagens impressas de peças resgatadas, modelar em argila bonecas karajás e panelas waurás e ter acesso a peças resgatadas, com direito às explicações de membros da equipe de resgate.  Além disso, o público pode conhecer de perto insetos recém-adquiridos por coleta e doação. Na roda de conversa Antropologia Social, os visitantes conferiram um bate-papo com integrantes de movimentos sociais, familiares de pessoas que sofreram violência policial ou têm familiares no sistema prisional.

Os visitantes também foram convidados a participar de atividades sobre games, tecnologia e inovação, realidade aumentada, ciência, Brasil indígena, montagem de um quebra-cabeças da reconstrução do Museu Nacional, caminhada pela Quinta da Boa Vista, entre outras ações.  

“É um prazer estar junto ao Museu Nacional nesse tipo de atividade, já que ela proporciona a democratização do conhecimento ao mesmo tempo em que leva lazer e qualidade de vida para a população, o que está em completa sintonia com a missão institucional do Sesc RJ”, afirmou Regina Pinho, diretora Regional do Sesc RJ. 

Atrações do Sesc        

Oficina de Artes Marciais, Painel Reconstrução com o grupo Trapa Crew, Oficina Resgatando e Costurando Memórias, Esgrima, Instalações Itinerantes: Zerando a História dos Games, Oficina de criação de games, Exposição interativa: Robô Construtor, Oficina de Slimes, ArteC&T Ciência e Cultura - Exposição Interativa: Tecnologias, Criatividade e Inovação, ArteC&T Linguagens Artísticas - Intervenção Cientistas Vivem!, ArteC&T Ciência e Cultura - Exposição Itinerante: Brasil Indígena, Encontro – Juventudes do Alemão e suas Expressões, Vivência - Contação de Histórias Verdes, Plano Bike, Intervenção de Dança, Oficinas de Badminton e Frisbee, Quebra-cabeças da reconstrução do Museu Nacional, Exposição Conhecendo a Cultura Maker – Robótica e Arduíno, Com o Sesc  por aqui - Caminhada - Quinta da Boa Vista, Tai Chi Chuan, Oficina de Turbantes, Exposição Arboviroses, Exposição da Maquete "Da Água à Floresta", Realidade aumentada, contação de histórias e muito mais.