26/11/2019 às 17:48

Sesc RJ promove 1º Festival Sesc de Arte Ciência e Tecnologia

Através de apresentações artísticas, palestras, oficinas e atividades interativas, evento celebra e debate sobre as transformações que a ciência e a tecnologia provocam no cotidiano da sociedade
Freepik Através de apresentações artísticas, palestras, oficinas e atividades interativas, evento celebra e debate sobre as transformações que a ciência e a tecnologia provocam no cotidiano da sociedade

Entre tecnologias sociais e digitais, onde está você? Essa é a pergunta que o Sesc RJ pretende responder e apresentar ao público durante o 1º Festival Sesc de Arte Ciência e Tecnologia, que será realizado até o 1ª de dezembro nas unidades da Tijuca, São João de Meriti e Quitandinha. O evento conta com uma programação que integra as ciências, a tecnologia e suas relações com a arte, a sociedade e a cultura. A entrada é franca e não requer inscrição prévia.

As atividades propõem reflexões sobre temáticas sociais contemporâneas, a partir dos impactos e das transformações que a ciência e a tecnologia, principalmente a tecnologia da informação e comunicação têm no cotidiano das pessoas e na sociedade. A programação envolve os campos de cultura digital, cultura maker e educação em ciências.

Na unidade da Tijuca, a abertura será no dia 22, às 17h. Entre os destaques estão a apresentação do youtuber Marcos Castro; a exposição interativa #OcupaSacy - que convida o público a conhecer o universo mítico de uma das criaturas mais famosas do folclore brasileiro, o saci; a Corrida de Drones; a instalação Zerando a História dos Games, que faz recorte histórico de algumas gerações de games, de modo a produzir uma experiência imersiva neste mundo dos jogos; duelo de robôs; jogos de tabuleiros; desfile Cosplay e o Bloco Minha Luz é de Led, com sua Bananobike - um sistema de som construído em um triciclo, que permite a discotecagem ambulante com sucessos do tecnobrega, pop internacional, funk, mashups e beats anos 80.  

Em São João de Meriti, o debate “Mídias Digitais e as Potencialidades Coletivas nas Favelas", com Raull Santiago, do Coletivo Papo Reto; Rene Silva, da A Voz das Comunidades; Léo Lima, do Cafuné na Laje, abre a programação da unidade da região metropolitana, no dia 26, às 16h. Os debates continuam ao longo do Festival com exibições de documentários como “Depois Rola o Mocotó” - 10 anos depois; palestra "Dubladores e Dublagens: o que dá voz a arte" com Luisa Palomanes e Thiago Machado.  A Luisa, entre seus sucessos, fez a dublagem da personagem Docinho, do desenho animado As Meninas Superpoderosas, e o que a tornou mais famosa - Hermione Granger, interpretada por Emma Watson na série de filmes Harry Potter; simuladores virtuais de avião e Fórmula 1, entre outras atrações.

Já no Sesc Quitandinha, a abertura está marcada para o dia 29, a partir das 10h, e a unidade irá apresentar a exposição “Arte Rupestre e Realidade Virtual: da pré-história à pós-modernidade”; além da Experimentec – Feira de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Educação do Estado – SEEDUC, entre outras atrações.

Abaixo, a programação completa das unidades.

Serviço:

Festival Sesc de Arte, Ciência e Tecnologia

Até o dia 1º de dezembro

Sesc Tijuca, Sesc São João de Meriti e Sesc Quitandinha

Entrada gratuita

Confira a programação