01/10/2018 às 11:46 - Atualizado em 03/10/2018 às 13:44

Sesc RJ vai levar aulas de jiu-jitsu a comunidades do Rio e Petrópolis

Sesc RJ vai levar aulas de jiu-jitsu a comunidades do Rio e Petrópolis
Hélio Melo O presidente da Fecomércio RJ anunciou o projeto Jiu-Jitsu Social na abertura oficial do Gracie Pro 2018

A partir de outubro, o Sesc RJ vai levar aulas de jiu-jitsu a comunidades do Rio de Janeiro e Petrópolis, na Região Serrana. Trata-se do projeto Jiu-Jitsu Social, anunciado pelo presidente da Fecomércio RJ, Antonio Florêncio de Queiroz Júnior, ao abrir oficialmente, no sábado (29/9), o Gracie Pro 2018, maior evento da América Latina da modalidade apoiado pelo Sesc RJ.

No evento, realizado no Maracanãzinho, Queiroz Junior lembrou que o Sesc RJ vê o esporte como indutor de grandes transformações sociais, assim como a cultura e a educação. Ao detalhar o projeto, disse que as aulas serão ministradas nas comunidades do Batan, em Realengo, Cidade de Deus, Estácio e Maré, além de Itaipava e as comunidades do entorno do Quitandinha, em Petrópolis. “A previsão é beneficiar cerca de 2 mil jovens e suas famílias, e as aulas serão dadas por professores das próprias comunidades”, disse o dirigente da Fecomércio RJ, ao lado da diretora Regional do Sesc RJ, Regina Pinho.

O projeto social ampliará a atuação do Sesc RJ no esporte e, em especial, no jiu-jitsu. Entre os cerca de 16 mil alunos inscritos em modalidades esportivas nas unidades do Sesc no estado, estão 120 praticantes de jiu-jitsu, que frequentam 13 turmas oferecidas em Engenho de Dentro, Madureira e Tijuca. A ideia é ampliar o número de alunos praticando a modalidade, já que ainda há vagas abertas.  

O Gracie Pro se estende até domingo no Maracanãzinho. Além de superlutas de atletas da elite brasileira e mundial da modalidade e de categorias de base, o evento tem uma série de atrações para toda a família levadas pelo Sesc RJ. A instalação interativa “Conexões entre o tudo (e o nada)” relaciona arte e tecnologia a partir da integração de diversos dispositivos inventivos analógicos e digitais, com 5 diferentes módulos para interação direta com público. Os dispositivos conectam a instalação aos visitantes através de sensores, botões, cabos, interruptores, entre outras interfaces que geram estímulos luminosos, motrizes e sonoros.

JOGOS ELETRÔNICOS E ANÁLÓGICOS - No Espaço Jogo, o Sesc RJ levará duas propostas de recreação, com brinquedos tecnológicos e análogicos. Os jogos virtuais são utilizados como uma maneira divertida e eficaz de aprendizado e treinamento para o desenvolvimento, enquanto os físicos utilizam tabuleiro e complementos como dados, cartas ou fichas, favorecendo diversas habilidades cognitivas.

MEXENDO O CORPO - Quem quiser mexer o corpo poderá participar de alguma das aulas que serão oferecidas: alongamento, circuito funcional, ritmos e defesa pessoal, esta última acompanhada de roda de conversa.  Para cuidar do corpo e da mente, haverá shiatsu (massagem) e avaliação de bioimpedância, que consiste em medida de peso, IMC e percentual de gordura. Com nos resultados, os participantes serão orientados por profissionais de saúde do Sesc RJ.

Completam a programação do Sesc RJ no Gracie Pro 2018 instalação sobre ciências, orientações de saúde bucal, oficinas de confecção de brinquedos, entre outras atividades lúdicas e educativas.

Saiba mais em www.graciepro.com.br.

 

antonio-queiroz_e_regina-pinho-gracie-pro-fotos-helio-melo_4.jpg 

antonio-queiroz_e_regina-pinho-gracie-pro-fotos-helio-melo_3.jpg 

antonio-queiroz_e_regina-pinho-gracie-pro-fotos-helio-melo_2.jpg 

antonio-queiroz_e_regina-pinho-gracie-pro-fotos-helio-melo_1.jpg