08/11/2018 às 14:41 - Atualizado em 14/11/2018 às 15:12

Jovens de comunidades se formam em oficina de jardinagem do Senac RJ

Jovens se formam em oficina de jardinagem do Senac RJ
André Gomes de Melo / RioSolidário Jovens se formam em oficina de jardinagem do Senac RJ

Na quarta-feira, dia 7 de novembro, o Jardim de Inverno do Palácio Guanabara foi o palco da formatura de 18 jovens que participaram da primeira Oficina de Jardinagem, destinada a moradores de áreas carentes da cidade. A iniciativa foi oferecida pelo RioSolidário em parceria com o Senac RJ. O local da cerimônia foi revitalizado pelos próprios alunos.

O curso, com duração de três meses (60 horas), foi direcionado para jovens com idades entre 17 e 29 anos e tinha como objetivo preparar o grupo para atuar no mercado de trabalho como jardineiros profissionais. O programa curricular incluiu aulas teóricas, práticas e visitas técnicas ao Jardim Botânico e o Sítio Burle Marx.

O evento contou com a presença do presidente da Fecomércio RJ, Antonio Florêncio de Queiroz Júnior; do administrador Luiz Gastão Bittencourt; da diretora regional do Senac RJ, Ana Claudia Martins; e da primeira-dama do estado e presidente de honra do RioSolidario, Maria Lucia Cautiero Horta Jardim. 

O presidente da Fecomercio e parceiro do RioSolidario no projeto acredita que a qualificação dos jovens será fundamental para que eles consigam ingressar no mercado de trabalho: "Não é à toa que o maior símbolo da jardinagem seja a semente. Tenho certeza que o que foi plantado aqui durante o curso vai render bons frutos. A educação é o alicerce de tudo, o primeiro passo para os demais", afirmou Antonio Queiroz.

Durante todo o curso, os jovens receberam bolsa-auxílio, vale transporte, alimentação, uniforme, material didático e ferramentas. As aulas foram realizadas no Palácio Guanabara. O RioSolidario vai abrir novas turmas da Oficina de Jardinagem em 2019. Os candidatos precisam ter pelo menos 18 anos e morar na cidade do Rio de Janeiro. A seleção será feita com análise do perfil social e uma prova de habilidades práticas. Mais informações estão disponíveis em www.riosolidario.org/programas/futuro-agora/banco-de-jovens