17/10/2018 às 18:15 - Atualizado em 19/10/2018 às 12:04

Sindicatos participam de programa de capacitação na Fecomércio RJ

Sindicatos participam de programa de capacitação na Fecomércio RJ
Alexandre Macieira O sociólogo José Pastore, um dos maiores especialistas do país em Relações do Trabalho fez a palestra de abertura

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio RJ), em parceria com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), iniciou nesta quarta-feira, dia 17, o Programa de Desenvolvimento para Dirigentes Sindicais (ProSind), projeto pioneiro de desenvolvimento e qualificação voltado para dirigentes sindicais de todo o Estado. Os seminários abordam os mais modernos modelos de gestão voltados para a estrutura sindical brasileira.

A cerimônia de abertura contou com a presença do presidente da Fecomércio RJ, Antônio Florêncio de Queiroz Júnior. O primeiro módulo do programa foi aberto pelo renomado sociólogo José Pastore, professor da USP e um dos maiores especialistas do país em Relações do Trabalho. Ele falou a respeito da organização sindical e destacou a importância dos sindicatos patronais se adaptarem às novas regras trabalhistas.

“Os sindicatos e empresas devem estar bem informadas para saber usar a nova lei, que abriu um espaço extraordinário para a negociação. É fundamental para o sindicato patronal ter um protagonismo, difundindo bem as informações e ajudando as empresas a fazerem negociações, com trocas que gerem ganho de produtividade. E é preciso preparar os profissionais que atuam nesta área de negociação, especialmente os contadores, além de articular bem com a Federação e Confederação do Comércio. Será necessário organizar, planejar e executar muito trabalho daqui para frente, mas com certeza o Brasil ficará melhor partindo por este caminho”, afirmou Pastore.

O presidente da Fecomércio RJ, Antonio Florêncio de Queiroz Júnior, frisou a importância do evento para a atualização das instituições participantes: “O ProSind representa o alinhamento para fortalecer as entidades sindicais, especialmente em um momento que precisam se reinventar. O programa foi desenvolvido para orientar e motivar uma maior oferta de serviços por parte dos sindicatos de nossa base para as empresas associadas, fortalecendo assim sua proximidade e parceria”, concluiu Queiroz no discurso que abriu o ProSind.

Na segunda parte do evento, a advogada da Divisão Sindical da CNC, Lidiane Nogueira, trouxe um novo olhar sobre assuntos como o papel dos sindicatos, enquadramento e contribuições. Ela dividiu o palco com o vice-presidente da Fecomércio SP, Ivo Dall’Acqua Júnior, especializado em relações trabalhistas. Eles apresentaram juntos as principais mudanças na legislação e responderam a perguntas e dúvidas dos presentes.

Os seminários acontecerão em mais dois módulos, nos dias 5 e 12 de novembro, e são gratuitas. Serão abordados ainda temas como inovação, novas legislações fiscais, reforma trabalhistas, enquadramento sindical, contribuições e incremento em ofertas e serviços, entre outras.

As palestras serão ministradas por profissionais renomados do mercado, que também apresentarão exemplos e casos de negociações e atuação inovadora dos sindicatos em prol dos empresários.

O evento acontece no auditório da Fecomércio RJ, no Flamengo, das 10h às 18h. As inscrições para os módulos de novembro podem ser feitas pelo e-mail diretoria@fecomercio-rj.org.br ou pelos telefones (21) 3138-1119 / 3138-1190.

 

Veja mais fotos do ProSind: