12/01/2021 às 15:34

Sistema Fecomércio RJ arrecada 5,5 toneladas de mantimentos para vítimas do temporal em Três Rios

Donativos serão entregues nesta quarta-feira (13/1) pelo programa Mesa Brasil Sesc RJ a entidades que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade.
Hélio Melo Donativos serão entregues nesta quarta-feira (13/1) pelo programa Mesa Brasil Sesc RJ a entidades que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade.

Assim como no ano passado, 2021 começa com mobilização no Sistema Fecomércio RJ em torno das vítimas de fortes chuvas no estado do Rio de Janeiro. Desta vez, os esforços estão voltados para o Centro-Sul Fluminense – em especial o município de Três Rios, que na noite do último domingo (10/1) foi atingido por um temporal que resultou em 1 morte, 100 pessoas desalojadas e muitos estragos, segundo a Defesa Civil.

Para a ação emergencial, o presidente da Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior, destacou o programa Mesa Brasil Sesc RJ para captar, transportar e distribuir mantimentos aos afetados pela tempestade. A mobilização junto a parceiros doadores teve início já nesta segunda-feira (11/1) e arrecadou 5,5 toneladas de donativos. O montante é composto por água, pães, leite, cereais, sorvetes e alimentos não perecíveis que já estavam em estoque, além de hortifrutigranjeiros captados junto a produtores rurais por meio do projeto Mesa no Campo.

Os donativos serão entregues nesta quarta-feira (13/1) a entidades socioassistenciais que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade residentes em Três Rios e no município vizinho de Paraíba do Sul (veja a lista abaixo). A ação conta com o apoio do Sindicato do Comércio Varejista de Três Rios, Paraíba do Sul, Areal e Comendador Levy Gasparian (Sicomércio).

Programa de combate à fome e ao desperdício, o Mesa Brasil Sesc RJ atua também em situações de calamidade como essa registrada no Centro-Sul Fluminense. Em 2020, o programa atuou nas chuvas que atingiram, no início do ano, municípios da Região Metropolitana, do Norte e Noroeste Fluminense e da Costa Verde.  

 

ENTIDADES QUE RECEBERÃO OS DONATIVOS

Três Rios

- Associação Casa Francisco de Assis

- Lar Metodista

- Grupo Espírita Fé e Esperança

- Rede Divino Zelo de Assistência Social - Obra Social Madre Palmira Carlucci

- Mitra Diocesana de Valença - Sociedade São Vicente de Paulo e Conferência Santo Agostinho

- Sociedade Espírita Joanna de Angelis

- Associação de Acolhida e Evangelização Bom Pastor

- Associação Missão Ajudar

 

Paraíba do Sul

- Instituto Imaculado Coração de Maria

- Lar Vicentino de Paraíba do Sul

- Associação Allana Gonçalves Batista - Academia Tigre