28/09/2018 às 14:22 - Atualizado em 03/10/2018 às 13:15

Trabalhadores do comércio terão restaurantes em centros comerciais

A Fecomércio RJ recebe homenagem da Junta Comercial durante reunião de diretoria
A Fecomércio RJ recebeu homenagem da Junta Comercial durante reunião de diretoria que anunciou abertura de restaurantes para comerciários

A Fecomércio RJ realizou na segunda-feira, dia 24 de setembro, reunião mensal com membros da diretoria. O encontro, que aconteceu na sede da Federação, no Flamengo, contou com a presença do presidente Antonio Florêncio de Queiroz Júnior e da diretora regional do Sesc RJ, Regina Pinho. O presidente da Junta Comercial do Estado (Jucerja), Luiz Paranhos Velloso, participou brevemente da reunião, entregando uma placa ao presidente Queiroz, em homenagem à parceria e apoio da Fecomércio RJ.

Durante o encontro, foi anunciado a intenção do Sesc RJ em abrir restaurantes voltados próprios, para o comerciário, com cardápio balanceado, dentro das normas da Organização Mundial de Saúde (OMS). Além disso, a Federação está em contato com grandes centros comerciais do Rio de Janeiro para reativação de restaurantes para os trabalhadores do comércio. O primeiro local em negociação é o Barrashopping, que também deve receber a carreta de serviços odontológicos do Sesc RJ em seu estacionamento.

O presidente também falou a respeito da parceria da Fecomércio RJ com o time de vôlei profissional patrocinado pelo Sesc RJ. Os principais membros das equipes, como os técnicos Giovane e Bernardinho, serão convidados a dar palestras motivacionais para os sindicatos e empresas associadas, em uma agenda a ser elaborada, atuando com embaixadores das instituições. O primeiro evento tem previsão de acontecer em Niterói, com filiados da região e entorno, em data e local a serem definidos.

Outro assunto comentado foi a oferta de bolsas de estudo do Senac RJ para os sindicatos. Além da possibilidade de concessão por meio do Programa Senac de Gratuidade (PSG), destinado a pessoas de baixa renda, os sindicatos terão direito a um determinado número de vagas em cursos técnicos oferecidos pela instituição.

Os presentes assistiram, ainda, apresentação da diretora regional Regina Pinho, que mostrou a estrutura e projetos desenvolvidos pelo Sesc RJ em todo o Estado do Rio.

Eles também receberam informações a respeito do correto descarte de lâmpadas, de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos. A palestra foi ministrada pelo gerente de Operações da Reciclus, associação criada para executar a coleta, transporte, destinação ambientalmente correta e descontaminação desses resíduos.

Os sindicatos poderão intermediar a adesão das empresas associadas ao programa da Reciclus de logística reversa, reduzindo, assim os impactos ambientais e atendendo a legislação vigente.