Sobre a Federação

A Fecomércio RJ, Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro, é parte integrante do Sistema Fecomércio RJ, composto também por Sesc Rio e Senac Rio. É formada por 59 sindicatos patronais fluminenses e representa os interesses de todo o comércio de bens, serviços e turismo do estado. O setor reúne mais de 348 mil estabelecimentos, que respondem por 39,5% do Valor Adicionado Bruto e 62,4% dos estabelecimentos fluminenses, gerando um total de empregos formais superior a 1,9 milhão, que equivalem a 42,5% dos postos de trabalho com carteira assinada no estado.

 

Confira a lista dos 59 sindicatos patronais

 

Para atender aos anseios e necessidades do segmento que representa, a Fecomércio RJ implementa ações em diferentes frentes, como, por exemplo, na parlamentar, na governamental e no trabalho de pesquisa e mapeamento do comércio de bens, serviços e turismo em todo estado.

 

Visando fortalecer as micro e pequenas empresas, quase a totalidade do setor, a Federação do Comércio incentiva a existência de redes colaborativas e programas de empreendedorismo.

 

Também trabalha em prol da qualificação do empresariado, por meio da difusão de valores de cidadania corporativa, pesquisas, estudos, além do acesso e capacitação a novas técnicas de gestão e tecnologia da informação.

Conheça os órgãos onde a Fecomércio-RJ representa seus associados.
Gere aqui suas guias de recolhimento.
Para atender os anseios e necessidades do segmento do comércio de bens, serviços e turismo, a Fecomércio-RJ implementa ações em diferentes frentes, como, por exemplo, na parlamentar, na governamental e no trabalho de pesquisa e mapeamento do comércio em todo estado.
Conheça as contribuições que permitem à federação oferecer serviços de qualidade para seus representados.
Acesse aqui as convenções coletivas negociadas pelos sindicatos da nossa federação.
O enquadramento sindical - a vinculação das empresas aos sindicatos - é feito a partir de duas variáveis: a categoria econômica e a base territorial.
É o pagamento dessa taxa que sela o compromisso entre as empresas do comércio e a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
Promover e incentivar o crescimento empresarial, em harmonia com o desenvolvimento sustentável da sociedade, assegurando um ambiente de negócios favorável, o fortalecimento dos sindicatos filiados e o desenvolvimento da empresa comercial.