10/09/2019 às 16:17 - Atualizado em 11/09/2019 às 12:07

Confiança dos empresários fluminenses aumenta em agosto

Saques do FGTS e Semana do Brasil estão entre motivos apontados
Divulgação Saques do FGTS e Semana do Brasil estão entre motivos apontados

O monitoramento de setembro da pesquisa Visão da Economia, realizada pelo IFec RJ, revelou que o percentual de empresários fluminenses do setor de comércio de bens, serviços e turismo que estão confiantes ou muito confiantes com a evolução da economia fluminense para o próximo mês (47,4%) e para os próximos três meses (55,7%) cresceu relativamente ao mês de agosto de 2019. O percentual de otimistas é o maior desde o início da pesquisa em fevereiro de 2019.  

Podem ter contribuído para o aumento do otimismo i) o tamanho do PIB brasileiro no segundo trimestre de 2019 divulgado pelo IBGE (+0,4% contra o trimestre imediatamente anterior ante previsão do mercado de 0,2%), que impactou de forma positiva a perspectiva do mercado para o crescimento anual do PIB (mediana igual a 0,87% ante 0,81% na semana passada); ii) a liberação dos saques do FGTS; iii) a perspectiva de afrouxamento da política monetária e iv) Semana Brasil. Reunidas, (ii), (iii) e (iv) estimularão o consumo privado e por conseguinte as vendas dos empresários do setor, ajudando na recuperação ainda muito lenta da produção brasileira e fluminense (gráfico abaixo). 

capturar_2.png

Ainda segundo o Visão, os empresários do setor esperam para setembro relativamente a agosto ii) variação média igual a 1,82% do preço do fornecedor; e iii) 3,9% de aumento no volume de vendas.

Para download

Pesquisa Visão da Economia - Setembro/ 2019 | Download