20/12/2018 às 13:25

Maior parte da segunda parcela do 13º salário será gasta no comércio

Pixabay Maior parte da segunda parcela do 13º salário será gasta no comércio

O pagamento da segunda parcela do 13º salário, que deve ser feito nesta quinta-feira, dia 20, de acordo com a legislação, vai injetar mais R$ 4,05 bilhões na economia fluminense, de acordo com estimativa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio de Janeiro (Fecomércio RJ). O valor já considera as deduções de imposto de renda. A primeira parcela, paga no dia 30 de novembro, representou R$ 4,76 bilhões, totalizando R$ 8,81 bilhões a mais em circulação no mês de dezembro.

De acordo com o levantamento da Fecomércio RJ, o valor médio pago no 13º salário é de R$ 2.240 (considerando o valor integral). Cerca de 3,9 milhões de trabalhadores formais receberão o benefício em todo o estado, sendo 2,79 milhões do setor privado, 201 mil trabalhadores domésticos, 125 mil empregados do setor público e 793 mil servidores públicos e militares. O estudo da Federação leva em conta dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD Trimestral), do IBGE.

Os recursos devem impulsionar a economia no fim de ano, quando tradicionalmente o comércio tem maior movimento de vendas. A Fecomércio RJ estima a contratação de 10,3 mil funcionários temporários para suprir a demanda do comércio neste período, em todo o Estado do Rio de Janeiro.

Gastos no comércio
Segundo estudo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), 46% dos valores pagos na segunda parcela do 13º salário deverão ser usados em curto prazo no comércio, o que representa R$ 1,86 bilhão em todo o Estado. Outros 23% servirão para o pagamento de dívidas e 31% deverão se destinar ao setor de serviços, gastos na quitação de obrigações de início de ano ou simplesmente poupados para consumo futuro.

O levantamento levou em consideração dados de consumo e endividamento e inadimplência das famílias, bem como a massa salarial do contingente de trabalhadores formais da iniciativa privada, do setor público, empregados domésticos, além dos beneficiários dos Regimes Geral e Próprio da Previdência Social.