23/03/2020 às 13:02 - Atualizado em 23/03/2020 às 14:36

Rio em Números FISCAL

Um dos objetivos principais do levantamento, mesmo que de formar analítica, é traçar um panorama da crise fiscal, onde os gastos cresceram em ritmo muito superior à capacidade de arrecadação.
Pixabay Um dos objetivos principais do levantamento, mesmo que de formar analítica, é traçar um panorama da crise fiscal, onde os gastos cresceram em ritmo muito superior à capacidade de arrecadação.

O Brasil vive uma crise fiscal sem precedentes. A União, os estados do país, o Distrito Federal e praticamente todos os grandes municípios estão em situação fiscal delicada. O estado do Rio de Janeiro representa talvez o caso mais grave, ainda que após sua adesão ao Programa de Recuperação Fiscal do governo federal tenha obtido o oxigênio necessário para honrar a folha de pagamentos de ativos, inativos e pensionistas. Outros estados como Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Minas Gerais e Goiás estão também em situação crítica e a esses devem se juntar, ainda no presente ano, outras unidades da federação.

Diante disso, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio RJ), em parceria com o Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade (IETS), elaboraram essa importante publicação no qual será tratada a grave questão fiscal brasileira. Serão dispostos dados fiscais do Brasil e de estados brasileiros com o intuito de fornecer insumos a fim de se ter um melhor entendimento da crise do estado do Rio de Janeiro.

Um dos objetivos principais do levantamento, mesmo que de formar analítica, é traçar um panorama da crise fiscal, onde os gastos cresceram em ritmo muito superior à capacidade de arrecadação.  

A publicação aborda os seguintes temas:

  • O cenário econômico brasileiro e a crise fiscal;
  • Uma visão panorâmica dos estados brasileiros;
  • Visão geral das finanças públicas do estado do Rio de Janeiro;
  • O papel crucial da reforma da Previdência para a recuperação fiscal dos estados.

Para download

Rio em Números - FISCAL | Download